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26-06-2020
Marketing Direto via Correio Postal

Conheça esta ferramenta para usar na comunicação e que permite chegar ao cliente de uma forma personalizada e custos controlados.

Marketing Direto via Correio Postal

O marketing direto é uma forma de comunicação que interage com consumidores finais e organizações para angariação de novos clientes, para recolha de elementos identificadores para a caraterização de audiências ou segmentos de audiência ou fazer transações.

As formas mais comuns de operacionalização de marketing direto são o correio contacto, o telemarketing e o email marketing

O marketing direto apresenta como vantagens:

  • A oportunidade de comunicar diretamente com os clientes e construir sobre isso uma relação pessoal. 
  • Tem uma relação custo.benefício mais eficiente quando age sobre clientes que cuja tendência de compra foi previamente identificada;
  • Potencial de fazer chegar amostras aos clientes (brindes, amostras do material em comercialização, etc.. 
  • Os resultados podem ser facilmente controlados. A realização da campanha pode ter um conjunto de indicadores que permita determinar o atingir - ou não - dos objetivos traçados.

Para o sucesso de uma campanha de marketing direto e em especial as desenvolvidas por correio físico requer a definição de um cliente-tipo com a resposta a uma série de critérios de segmentação, dos quais destacamos: 

  • Sexo;
  • Idade;
  • Etapa do ciclo de vida familiar;
  • Formação académica;
  • Interesses previamente conhecimentos;
  • Compras ou marcas preferidas; etc.. 

Muitos dos operadores logísticos possuem já bases de segmentação que poderão ajudá-lo a que o seu contacto chegue aos destinatários certos.

Dão também um elevado contributo ao sucesso das campanhas por marketing direto via correio postal fatores como a apresentação cuidada dos materiais gráficos enviados, o facto de se encontrar enquadrados com outras campanhas que estejam a ser levadas a efeito em simultâneo e a possibilidade de serem enviados materiais de apoio.

Deverá ser também considerado o contexto em que o cliente vai receber a mensagem e como vai tratá-la. Um estudo feito pelos serviços postais britânicos refere que as comunicações de marketing direto são tratadas maioritariamente na cozinha e logo a seguir na sala de estar, raramente chegando aos espaços de trabalho ou às casas de banho.

A recente implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados colocou um conjunto de requisitos à realização destas campanhas que deverão ser analisados e respeitados sob pena de aplicação de avultadas penalizações a quem não as respeite.

Chama-se aqui em especial a atenção para a necessidade de existência de consentimentos por parte dos destinatários em registo que seja evidenciável perante as autoridades de controlo. Deverão ainda ser respeitados os direitos de os possíveis destinatários se recusarem a receber mais contactos ou de corrigirem toda a informação que a empresa detém a seu respeito.

Para que o retorno de investimento seja maximizado deverá ser sistematizada uma forma de registo, análise e incorporação de resultados, que permita à empresa alterar ou adaptar um novo conjunto de procedimentos que melhorem o seu alinhamento com as expetativas dos seus clientes em particular e com as expetativas do mercado em geral. 

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