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Principais métricas de controlo de negócio: o que são e para que servem?

Publicado a 14-09-2022
4 minutos de leitura

Métricas de controlo de negócio são indicadores quantitativos que demonstram o desempenho de uma ação ou estratégia executada pela empresa. 

É importante definir que métricas irão ser utilizadas e monitorizá-las em cada etapa, uma vez que irão identificar se o que está a ser feito irá conduzir aos resultados pretendidos.

Neste artigo mostramos-lhe as principais métricas que precisa ter em atenção no seu negócio:

CAC ou Custo por Aquisição de Cliente

O custo por aquisição de cliente mostra-lhe quanto é investido para obter um cliente ou potencial cliente (leads¹). Esta é uma métrica muito importante para a análise da margem de contribuição de cada produto vendido ou de cada serviço prestado.

CAC = Custo total para aquisição de clientes / Total de novos clientes

Valor Médio de Venda

A média de venda é uma métrica que ajuda as empresas na análise de vendas. O seu cálculo envolve a faturação total de um determinado período dividido pela quantidade de vendas realizadas durante o mesmo período.

Valor Médio de Vendas = Valor Faturado / Número de Faturas

LTV ou Lifetime Value

Lifetime Value é o cálculo do valor total  que uma empresa pode faturar a um cliente ao longo do seu percurso enquanto cliente. É uma métrica muito importante para empresas com vendas de bens de substituição, por exemplo. 

O valor da faturação total do cliente representa exatamente quanto cada cliente vale em termos financeiros, demonstrando quanto a equipa de marketing deve estar disposta a apostar para conquistar cada cliente, especialmente no marketing direto. É também uma métrica muito útil para determinar o valor de mercados e segmentos de mercado.

LTV = (valor médio de compra x média de compras por cliente no ano) x média de tempo de relacionamento

ROI (Return over Investment) ou Retorno sobre Investimento

Esta métrica apresenta o lucro obtido de uma determinada ação relativamente ao investido nessa mesma ação. Por exemplo, a criação de um anúncio pago nas redes sociais é uma ação que requer investimento. Partindo do princípio que esse anúncio lhe trará algumas vendas, é necessário calcular se o investimento feito é superado pelos lucros.

ROI = (Receita Bruta – CAC)/CAC

¹ Leads são oportunidades de negócio ou potenciais clientes para sua empresa.

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