Blog do Moloni

Pivoting - Fazer mudanças depois da planificação!

Atualizado a

To pivot significa mudar o rumo de algo que já está a ser executado ou estabelecido. Veja aqui algumas dicas sobre como mudar o rumo da sua empresa.

Como mudar o rumo da empresa com o pivoting?

Muitos empreendimentos empresariais são obrigados a mudar o rumo da gestão e também da produção já depois de terem sido lançados e de se encontrarem em produção. As razões desta mudança prendem-se com a falha da sua abordagem inicial ao mercado e falha das planificações sobre as quais as iniciativas estão a ser executadas. Estas mudanças expõem a entidade a riscos de disrupção dos relacionamentos prévios com as partes interessadas e que de alguma forma se identificavam com as expetativas originais da entidade. A gestão gesta mudança revela-se crucial para o sucesso do novo posicionamento da entidade.

Independentemente da planificação previamente traçada e estabelecida, no estabelecimento e processo de solidificação de uma nova empresa deverá ser sempre garantido espaço para a incorporação de estímulos do mercado, para a realização de experiências e para a adaptação a novas condicionantes do mercado. Estas e outras motivações podem resultar na adoção de modelos de negócio completamente novos e com abordagens ao mercado completamente diferentes das originalmente planeadas. A transformação destas experiências em conhecimento permite a reorientação da cultura empresarial para que os resultados atingidos sejam mais coincidentes com as expetativas de todos os envolvidos.

As organizações que têm mais probabilidades de sobreviver de serem bem sucedidas nos mercados em que operam são as que melhor posicionam as suas valências para as exigências do mercado. Identificar a altura certa para executar estas mudanças é uma competência fulcral para o empreendedor e para o gestor. Deixamos aqui algumas pistas para que possa identificar a altura certa para fazer as mudanças de rumo - to pivot - na sua empresa:

  • Esteja atento às mudanças de enquadramento - Os pressupostos assumidos na planificação da empresa ou empreendimento poderão mudar já que há variáveis que se manterão sempre fora da esfera de influência da empresa. Cabem nesta classificação as mudanças legislativas e fiscais, as alterações ao mercado ou à indústria em que a empresa opera. Assim, o empresário deverá verificar regularmente os pressupostos que permitem a prossecução do negócio de forma sustentada e equilibrada;
  • Monitorize e meça regularmente os indicadores chave da sua atividade - A evolução da atividade empresarial deve ser testemunhada por um conjunto de indicadores objetivos, definidos e mensuráveis que permitam aferir o correto aproveitamento de recursos e a obtenção dos níveis de retorno esperados pelos investimentos feitos. Com a recolha, compilação e tratamento de dados precisos, o gestor vai poder desenhar respostas verdadeiramente impactantes no rumo de atividade da empresa;
  • Abandone linhas de trabalho para diminuir percas e facilitar a mudança - Para mudar o rumo da sua empresa com sucesso, o empreendedor não pode ter medo de falhar, já que o insucesso promove sempre oportunidades de aprendizagem. Para que uma falha ou várias não ponham em causa a continuidade do projeto, é fundamental o estabelecimento de linhas operativas curtas e que possam ser facilmente complementar e ser complementadas por outras e cujo sucesso ou fracasso possam ser facilmente avaliados. Aceitar mais cedo a possibilidade de falha liberta também as possibilidades de sucesso;
  • Identifique um conjunto de princípios sem os quais a identidade cultural da sua empresa fique em causa e mantenha-os - Por muitas mudanças que possa fazer ao seu negócio deverá haver determinados traços identitários que deverá quer manter sob pena de o próprio empreendedor deixar de se identificar com o negócio. Nestes elementos identificativos deverá manter-se intransigente pois fazem parte do rumo do seu negócio. Não abdique deles.

A mudança é uma constante, mas a resistência à mudança também. Mudar o rumo de um negócio para outros produtos, outras localizações ou outros objetivos pode ser a melhor maneira de o levar ao sucesso e/ou evitar o seu fracasso.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!