Blog do Moloni

O que é uma auditoria e para que serve

Atualizado a

Uma auditoria é uma inspeção realizada por uma equipa de peritos de forma a verificar se uma empresa cumpre determinados requisitos.

Auditoria: O que é e para que serve

Estes podem estar relacionados com áreas tão distintas como gestão financeira, ambiente, segurança, qualidade e higiene.ou higiene. A realização de uma auditoria é essencial para que uma empresa possa ser certificada em várias normas e standards internacionalmente reconhecidos.

Um destes exemplos é a obtenção do selo Clean and Safe criado pelo Turismo de Portugal. Para que a empresa possa obter este certificado, podem ser feitas auditorias de forma a assegurar que o estabelecimento turístico cumpre com a higienização dos espaços e garante procedimentos seguros para o desenvolvimento da atividade turística.

As auditorias podem ser internas ou externas:

  • Auditorias internas - São realizadas pela própria empresa e funcionam como uma espécie de autoavaliação. Para além de ser uma ferramenta essencial para perceber que fatores podem ser melhorados, como equipamentos ou métodos de trabalho, pode servir como uma preparação para auditorias externas.
  • Auditorias externas - Uma entidade independente avalia a empresa e faz o levantamento dos aspetos relevantes para os objetivos da auditoria. Estes podem incluir processos internos de organização, gestão ou até contabilidade. As auditorias externas são essenciais para que uma empresa possa obter uma certificação de uma determinada norma.

Exemplos de objetivos de uma auditoria

  • Verificar se a empresa é elegível para se candidatar a um programa de financiamento;
  • Aumento da confiança e motivação para todos os colaboradores;
  • Oportunidade de aperfeiçoar equipamentos, práticas ou métodos;
  • Desenvolver a atividade de forma mais eficiente;
  • Aumentar o reconhecimento da empresa no exterior; 
  • Chegar a novos clientes ou mercados;
  • Tornar-se uma referência no seu setor de atividade. 

O que faz em concreto uma auditoria

No que se refere a auditorias que se relacionam com a certificação das empresas, normalmente o processo pode passar por 3 etapas:

  • Auditoria de concessão - É a auditoria que permite conceder um determinado certificado a uma empresa. Envolve diversos processos de observação e avaliação até que a equipa de peritos decida se esta cumpre com os padrões exigidos.
  • Auditoria de acompanhamento - Concedido um certificado, podem ser feitas auditorias subsequentes em diferentes intervalos de tempo, de forma a perceber se a empresa continua a cumprir com os requisitos.
  • Auditoria de renovação - Determinados certificados têm uma duração. Após este prazo, pode ser feita uma auditoria de renovação para perceber se a empresa continua dentro dos parâmetros exigidos.

O Moloni ajuda a manter as contas em dia

Uma auditoria pode passar por diversos processos, que incluem verificar a contabilidade da empresa e perceber se os números apresentados correspondem à atividade exercida.

Através de relatórios que permitem obter todas as informações que importam, o Moloni permite obter em poucos segundos todos os dados que importam e filtrar os resultados por cliente, datas ou fornecedores. 

 

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!