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O gestor de marketing - Quem é e o que faz?

Atualizado a

Abordagem perfil do gestor de marketing e ao papel que deve assumir dentro da empresa. Enumeração das técnicas aplicadas por este profissional.

Imagem Gestor de Marketing

O gestor de marketing é um profissional que tem a seu cargo a constante análise do mercado ou segmentos de mercado em que a empresa atue para poder determinar e prever todas as tendências que venham a determinar necessidades latentes ou manifestas desse mesmo mercado e preparar a empresa para, em face destas se posicionar, e tirar o melhor rendimento. Além da análise do mercado, o marketeer de uma empresa deverá também fazer uma análise o mais exaustiva possível das ações levadas a cabo pela concorrência para abordar essas mesmas necessidades e esses mesmos mercados, pelo que se trata de um papel muito dinâmico e que depende de um grande sentido de análise e organização.

A tarefa do gestor de marketing torna-se tanto mais crítica quando é ele que assume a responsabilidade de difundir dentro da empresa, ou seja, junto dos decisores responsáveis pela produção para as modificações necessárias no sentido de que os produtos e serviços produzidos se adequem da melhor forma àquilo que o mercado necessita, isto é, todos os outros responsáveis da empresa deverão enquadrar a sua ação a análise das possibilidades que o mercado oferece e a definição das atividades que possibilitam aproveitá-las.

Tornar o responsável de marketing responsável apenas pela exteriorização da atividade da empresa é um erro cometido frequentemente já que uma das principais missões deste profissional é precisamente a auscultação do mercado para incorporar as alterações necessárias na estrutura organizativa da empresa, fazendo com que o resultado da atividade desta vá mais de encontro às expectativas dos consumidores e conseguindo, por seu turno, maiores ganhos e lucros para a atividade empresarial desenvolvida.

O marketeer tem ao seu dispor um conjunto de técnicas que tendem a ser gradualmente individualizadas consoante seja a dimensão do negócio em que são aplicadas. Num pequeno negócio o contacto da clientela com os responsáveis empresariais tende a ser mais direto, com conhecimento da clientela, adaptando os modelos e preços a cada um dos clientes.

Quanto maior for a empresa, este contacto passa a ser feito por intermediários e os quadros empresariais, dada a especificidade da sua função, deixam de ter ligação direta aos clientes, passando a sua atuação a ser efetuada por indicadores que são os efeitos que essas ações têm no mercado.

O responsável de marketing utiliza na perceção do mercado várias técnicas entre as quais se destacam:

  • Para Estudo de Mercado - Inquéritos, painéis de consumidores, estudos de motivação, etc.. resultando na determinação dos motivos de contra e dos travões à compra;
  • Para Decisões Operativas - Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou novas gamas de produtos, flexibilização de preços correlacionados com outras variáveis, desenho da rede comercial, etc. resultando no que vai ser posto no mercado e em que condições
  • Para Comunicar - Publicidade, merchandising, marketing direto (online e offline);

Estes métodos e técnicas à parte, o profissional de marketing tem que ser um agente de mudança permanente para a empresa, na exata medida em que o mercado se encontra em constante mutação e a empresa tem que ser adaptar constantemente às novas alterações.

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