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Matriz GE/McKinsey: Como avaliar o sucesso potencial de um produto ou serviço

Atualizado a

Como a matriz de BCG, este modelo permite fazer uma avaliação da qualidade e das perspetivas de evolução de um produto/serviço no mercado. Veja como.

A utilização da matriz GE/McKinsey permite fazer uma análise de produtos e serviços que constituem a oferta comercial de uma determinada empresa. Esta matriz apresenta um escala gradiente de 3 posições (baixo, médio e alto) aplicáveis a 2 eixos: a atratividade do mercado e a capacitação da empresa de colocação de produtos e serviços nesses mercados. Nesta análise aplicada o melhor portfólio de produtos e serviços é aquele constituído por produtos e serviços que permitam uma produção de baixos custos e ainda assim respondam com um máximo de eficiência às necessidades apresentadas pelo mercado ou segmento de mercado aos quais se destacam.

Os critérios de determinação de atratividade e de determinação do posicionamento poderão ser adaptados a cada empresa havendo no entanto um conjunto de critérios comuns a todas as empresas, dos quais destacamos: 

Critérios de atratividade do mercado:

  • Dimensão do mercado/segmento de mercado;
  • Margem de contribuição de cada unidade para comercialização nesse mercado;
  • Requisitos energéticos
  • Facilidade de ligação e preço das utilidades necessárias à produção
  • Avaliação de impacto ambiental e outras (proteção de dados, saúde, etc..).

Critérios de competitividade da empresa:

  • Quota de mercado;
  • Atributos quantitativos e qualitativos do produto ou serviço;
  • Distribuição;
  • Comunicação;
  • Proximidade e captação de recursos;
  • Facilidade de desenvolvimento de novos produtos
  • Flexibilidade para adaptação a novas realidades e a novas políticas de compliance;

A cada um dos fatores apresentados, deverá ser aplicado um fator de ponderação diferente que lhe atribuirá um posicionamento diferente na grelha o que contribuirá para a tomada de decisão para a realização de novos investimentos ou o reposicionamento da empresa baseado nas conclusões entretanto encontradas.

Se considerarmos o desenho de uma linha imaginária que divida a tabela ao meio, os produtos ou serviços que se situem na metade superior serão alvo da realização de investimentos seletivos, já que se qualificam como produtos/serviços de alta atratividade e que a empresa se encontra em posição de produção privilegiada de fornecimento, enquanto que os que se situem na metade inferior deverão ser rapidamente descartados já que representam artigos/serviços de fraca atratividade ou que, para a sua produção, a empresa se encontra mal posicionada/capacitada.

Face a outros modelos de análise como a Matriz de BCG, a matriz GE/McKinsey tem a possibilidade de atribuir ponderações mais complexas permitindo também a tomada de decisões mais complexas relativamente à aposta em novos mercados e em novos produtos e aos produtos e mercados que deverão ser abandonados.

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