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Matriz de BCG - Gerir os produtos da sua empresa no ciclo de vida

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Operacionalizar e sistematizar as opções de investimento mediante a análise de mercado e o desempenho de produtos pode ser um desafio. Confira aqui uma ajuda.

A Matriz de BCG é um modelo estratégico aplicado a cada produto/ linha de produtos que uma empresa disponibiliza e que se baseia na conjugação de duas variáveis: a taxa de crescimento real do mercado e a quota de mercado que o produto tem nesse mercado, ou a quota de mercado relativa à do seu maior concorrente.

A Matriz de BCG define os produtos da empresa de acordo com várias classificações: as vacas leiteiras, as estrelas, os pontos de interrogação e os cães, classificações atribuídas pelo cruzamento nas variáveis definidas.

Podemos fazer a seguinte caraterização breve de cada uma das variáveis:

  • Estrelas - São produtos com uma alta participação num mercado que também se encontra franca expansão. A empresa deve investir orientada para a manutenção da posição de liderança para que quando haja desaceleração na expansão do mercado a empresa possa obter um maior retorno dos investimentos realizados. 
  • Vacas Leiteiras - As vacas leiteiras são produtos que têm uma grande taxa de penetração de mercado num mercado com fraco crescimento. Estes artigos têm geralmente uma grande margem de contribuição para os custos fixos da empresa. São produtos “maduros” que já não requerem investimentos de desenvolvimento e adaptação e que devem ser aproveitados enquanto as condições de mercado se mantiverem. O aproveitamento dos produtos “vacas leiteiras” gera capitais para financiar novos produtos “Estrela” e “Pontos de interrogação”;
  • Pontos de Interrogação - São produtos com uma baixa penetração do mercado em mercados de alto crescimento. São o ponto de partida para muitos negócios e muitas empresas. Dependendo das condicionantes de mercado, os “Pontos de Interrogação” podem transformar-se em “Estrelas” e “Vacas Leiteiras” se forem bem sucedidos e, caso as coisas não corram tão bem, em “Cães”;
  • Cães - São artigos com uma baixa participação em mercados que têm, por si, um crescimento diminuto. São geralmente produtos que como uma margem de contribuição baixa e que poucas receitas mais geram dos que as necessárias à sua produção. Em termos de valorização da empresa, trata-se de produtos que depreciam a sua valorização e que neste ponto de vista deverão ser abandonados.

Numa análise ao desenvolvimento do mercado podemos referir que todos os artigos se transformam em “Vacas Leiteira” ou em “Cães”. Se aplicarmos esta matriz às fases do ciclo de vida dos produtos, podemos inferir que todos os produtos começam como “Pontos de Interrogação”, transformando-se depois em estrelas. Depois o mercado atinge a maturidade que os produtos transformam-se em “Vacas Leiteiras”. Na fase de declínio de mercado, os produtos poderão categorizados como “Cães”.

O modelo de BCG deverá ser aplicado pressupondo que: 1.º A uma maior quota de mercado corresponde uma maior capacidade de gerar fundos e 2.º A uma menor taxa de crescimento de mercado corresponde uma menor margem de rendimentos disponíveis no mercado para investimento.

A aplicação do modelo permite também formular os seguintes princípios:

  • Os produtos “Estrela”  asseguram o futuro da empresa;
  • As “Vacas Leiteiras” contribuem para crescimentos futuros;
  • Os “Pontos de Interrogação” poderão ser convertidos em produtos de futuro se forma disponibilizados e investidos de forma correta os investimentos adequados.

A simplicidade e verificabilidade deste modelo faz como seja amplamente conhecido e com que os empresários e empreendedores identifiquem e classifiquem com facilidade os respetivos produtos e calculem os próximos passos a serem dados.

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