Blog do Moloni

Gerir Empresas

30-09-2020

e-Commerce: Guia para o sucesso do negócio no mundo digital

Em tempos de pandemia, o ecommerce pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Descubra todos os passos para criar uma loja online de sucesso.

e-Commerce: Guía para el éxito de tu negocio en el mundo digital

A pandemia trouxe um maior destaque ao comércio eletrónico. O perigo de contacto com objetos e o confinamento que marcou os últimos meses de muitos países da Europa mudou o paradigma na forma como fazemos compras.

O e-commerce foi assim fundamental para garantir o consumo, mas também compras mais seguras. Por outro lado, permitiu que muitos negócios pudessem continuar a manter a sua atividade e a escoar os seus produtos.

Não admira assim que muitos negócios estejam agora a tratar da sua transição para o digital. Aliás, são vários os estudos que comprovam como este é uma tendência que veio para ficar.

Sendo assim, o que precisa de saber para lançar o seu negócio no digital?

Como lançar o seu negócio no comércio eletrónico?

O comércio eletrónico ou e-commerce corresponde a compras feitas através da internet. Existem diferentes tipos de ecommerce que variam conforme os intervenientes na venda e compra do artigo. 

Assim temos:

  • B2B: Uma empresa que fornece produtos ou serviços para outras empresas
  • B2C: Uma empresa que vende produtos ou serviços para o consumidor final
  • C2B: Quando um consumidor vende para empresas.
  • C2C: Quando o consumidor disponibiliza os seus produtos ou serviços diretamente para outro consumidor, sem intermediários.

Quais as vantagens do e-commerce para o meu negócio?

O ecommerce oferece uma série de vantagens determinantes para dar uma nova dimensão ao seu negócio:

  • Loja sempre aberta 24h;
  • Poupar custos;
  • Produtos sempre disponíveis;
  • Pode vender para qualquer parte do mundo;
  • Consegue apresentar mais informações sobre o produto;
  • Permite que o cliente possa selecionar os produtos de uma forma mais confortável.

O que é preciso ter em conta?

Criar uma loja online

É necessário uma loja online para poder vender os seus artigos, ou seja, um site, que possibilite ao cliente fazer a compra através da Internet. Ora isto pode representar uma dor de cabeça para os negócios que sintam mais dificuldades em adaptar-se às novas tecnologias. É por isso que o uso de um CMS é a opção ideal.

Estas plataformas permitem poupar tempo e recursos, oferecendo um conjunto de ferramentas para obter um site profissional, mesmo sem conhecimentos avançados de informática. Atualmente existem inúmeras plataformas CMS. Para além de adicionar menus e um sistema de carrinho de compras, têm ao seu dispôr inúmeros temas para personalizar a loja online de acordo com a sua marca.

Por outro lado, oferecem ferramentas de marketing que permitem analisar uma série de aspetos, como por exemplo, o número de visitas ao site ou compreender o perfil do cliente.

Faturação

Um dos benefícios em usar uma plataforma de ecommerce é poder integrar na própria loja módulos para tratar da faturação. Assim, no próprio site consegue gerir artigos, clientes e as faturas.

O Moloni tem uma série de plugins para inúmeras lojas online:

Fáceis de instalar, permitem processar as encomendas de uma forma mais simples, fazendo com que sempre que vender um artigo os stocks sejam atualizados. Conheça todos os pormenores aqui.

Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever
© 2020 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº 2860
O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito