Blog do Moloni

e-Commerce: Guia para o sucesso do negócio no mundo digital

Atualizado a

Em tempos de pandemia, o ecommerce pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Descubra todos os passos para criar uma loja online de sucesso.

e-Commerce: Guía para el éxito de tu negocio en el mundo digital

A pandemia trouxe um maior destaque ao comércio eletrónico. O perigo de contacto com objetos e o confinamento que marcou os últimos meses de muitos países da Europa mudou o paradigma na forma como fazemos compras.

O e-commerce foi assim fundamental para garantir o consumo, mas também compras mais seguras. Por outro lado, permitiu que muitos negócios pudessem continuar a manter a sua atividade e a escoar os seus produtos.

Não admira assim que muitos negócios estejam agora a tratar da sua transição para o digital. Aliás, são vários os estudos que comprovam como este é uma tendência que veio para ficar.

Sendo assim, o que precisa de saber para lançar o seu negócio no digital?

Como lançar o seu negócio no comércio eletrónico?

O comércio eletrónico ou e-commerce corresponde a compras feitas através da internet. Existem diferentes tipos de ecommerce que variam conforme os intervenientes na venda e compra do artigo. 

Assim temos:

  • B2B: Uma empresa que fornece produtos ou serviços para outras empresas
  • B2C: Uma empresa que vende produtos ou serviços para o consumidor final
  • C2B: Quando um consumidor vende para empresas.
  • C2C: Quando o consumidor disponibiliza os seus produtos ou serviços diretamente para outro consumidor, sem intermediários.

Quais as vantagens do e-commerce para o meu negócio?

O ecommerce oferece uma série de vantagens determinantes para dar uma nova dimensão ao seu negócio:

  • Loja sempre aberta 24h;
  • Poupar custos;
  • Produtos sempre disponíveis;
  • Pode vender para qualquer parte do mundo;
  • Consegue apresentar mais informações sobre o produto;
  • Permite que o cliente possa selecionar os produtos de uma forma mais confortável.

O que é preciso ter em conta?

Criar uma loja online

É necessário uma loja online para poder vender os seus artigos, ou seja, um site, que possibilite ao cliente fazer a compra através da Internet. Ora isto pode representar uma dor de cabeça para os negócios que sintam mais dificuldades em adaptar-se às novas tecnologias. É por isso que o uso de um CMS é a opção ideal.

Estas plataformas permitem poupar tempo e recursos, oferecendo um conjunto de ferramentas para obter um site profissional, mesmo sem conhecimentos avançados de informática. Atualmente existem inúmeras plataformas CMS. Para além de adicionar menus e um sistema de carrinho de compras, têm ao seu dispôr inúmeros temas para personalizar a loja online de acordo com a sua marca.

Por outro lado, oferecem ferramentas de marketing que permitem analisar uma série de aspetos, como por exemplo, o número de visitas ao site ou compreender o perfil do cliente.

Faturação

Um dos benefícios em usar uma plataforma de ecommerce é poder integrar na própria loja módulos para tratar da faturação. Assim, no próprio site consegue gerir artigos, clientes e as faturas.

O Moloni tem uma série de plugins para inúmeras lojas online:

Fáceis de instalar, permitem processar as encomendas de uma forma mais simples, fazendo com que sempre que vender um artigo os stocks sejam atualizados. Conheça todos os pormenores aqui.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!