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Análise SWOT - Explorar aquilo em que somos bons e o que temos que melhorar!

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Conheça esta técnica que lhe permitirá avaliar o posicionamento da sua organização face ao mercado ou face à concorrência.

SWOT - Imagem

A análise SWOT (do inglês: “Strengths”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”) é um modelo de planeamento estratégico que permite a uma organização identificar as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relativamente à envolvência concorrencial em que uma empresa ou organização vende os seus produtos ou presta os seus serviços. Tem como objetivo a clarificação da adequabilidade das ações da empresa ao mercado no qual opera. Trata-se de uma ferramenta simples para permitir o correto posicionamento da empresa que poderá ser usada nos mais diversos ambientes e contextos de desenvolvimento de operações.

Para a obtenção de melhores resultados pode-se dividir a análise SWOT nos fatores internos à organização, as forças e fraquezas e nos fatores externos à organização, as oportunidades e ameaças. Cada um destes temas pode ser ainda desenvolvido em subtemas, estes já específicos da organização que deverão ser determinados pelo empreendedor ou pela equipa responsável pelo desenvolvimento do negócio. São exemplos que temas que poderão ser desenvolvidos para cada uma das variáveis:

  • Pontos Fortes:
    • Os resultados obtidos pela empresa geram valor adequado ao investimento feito?
    • Que vantagens se destacam sobre “players” da concorrência?
    • A empresa tem ativos de realce (recursos humanos capacitados, tecnologia escalável adequada à atividade desenvolvida, propriedade intelectual, recursos próprios para a realização de investimentos?)
    • Qual é a reputação e “Good Will” que a organização projeta no mercado?
  • Pontos Fracos:
    • Quais as áreas de atividade que necessitam de melhoria?
    • A organização manifesta alguma falta de recursos (pessoal, formação, capitais próprios)?
    • A empresa poderia melhorar os seus resultados se se baseasse noutro modelo tecnológico, desenvolvendo a sua atividade noutra localização ou com outras infra estruturas físicas?
  • Oportunidades:
    • O mercado ou segmento de mercado operado está em crescimento ou tem possibilidade de crescimento?
    • Existem conjunturas de mercado que permitam o condicionamento do mercado tendente ao desenvolvimento da atividade (condicionamentos legislativos, de salubridade, grandes eventos etc..)?
  • Ameaças:
    • O mercado ou segmento de mercado está vulnerável a grandes alterações de concorrência?
    • Pode haver disrupções de atividade devido a grandes alterações tecnológicas 
    • Existem tendências de mercado que possam descontinuar a atividade da empresa?

 

Como aplicação suplementar desta técnica de análise, poderá ser feita, com o conhecimento que a empresa tenha do mercado para empresas concorrentes por forma a determinar a posição da empresa não face ao mercado mas face à concorrência, isto é, como forma de comparar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças face aos principais concorrentes do mercado ou segmento de mercado.

A análise SWOT deverá ser empregue sempre que a empresa pretenda desenvolver um projeto novo, na redefinição de linhas de orientação estratégicas da empresa, na avaliação de novos segmentos de negócio ou simplesmente sempre que queira repensar o seu negócio para o fazer evoluir.

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