Blog do Moloni

Ações de recrutamento e anúncios de emprego: Como usá-los para que resultem!

Atualizado a

Como fazer anúncios de emprego que resultem. Quando começar o processo de recrutamento. Quais os pontos a abordar e a forma a dar-lhes. Confira aqui.

Ações de recrutamento e anúncios de emprego - Imagem blog

Recrutar e reter talento são estratégias críticas para o sucesso empresarial, já que as qualidades e os defeitos de uma organização não são mais do que projeções das pessoas que a integram. Assim, o processo de recrutamento assume a gravidade de poder captar a pessoa certa para a função certa num enquadramento que permita, em simultâneo o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa que os integra. E todo este processo começa pela colocação de anúncios de emprego para a divulgação das necessidades que a empresa necessita de ver satisfeitas.

Saber quando deve começar um processo de recrutamento pode também ajudar a evitar decisões de contratação apressadas que podem vir a custar recursos preciosos à empresa ou, mais grave ainda, gerar resultados inesperados e deitar a perder anos de trabalho investidos na construção da reputação da empresa e consequente posicionamento perante o mercado alvo. Se na sua empresa verificar uma alta taxa de rotatividade de pessoas, picos em queixas de clientes, subida exponencial de custos com trabalho extraordinário, dificuldade em encontrar tempo para novos projetos e simultaneamente cumprir prazos com os trabalhos já aceites, está na hora de aumentar a sua equipa de colaboradores.

Nos anúncios de emprego como divulgação de informação da empresa deverá ser perceptível o que a empresa pode proporcionar não só a nível de recompensas materiais imediatas, mas também o que pode proporcionar a nível do bem estar dos colaboradores, das suas possibilidades de evolução e também o que diferencia a oferta desta empresa de outras semelhantes que possam existir no mercado no mesmo momento e que possam estar em apreciação pelo mesmo candidato. Assim, há um conjunto de pontos básicos ajudam os empregadores a colocar as suas ofertas alinhadas com o que os possíveis melhores candidatos possam procurar. Considere-as na sua próxima campanha de recrutamento:

  • Utilize a sua rede de contactos primária - À semelhança do “Family, Friends & Fools” chegar a um colaborador ideal pode ser feito através de colaboradores que já colaborem com a empresa, de clientes e fornecedores ou mesmo de contactos casuais que possam ser feitos em sedes e atividades que possam ser desenvolvidas em paralelo com a atividade empresarial e que a toquem de alguma forma, como é o caso das associações sócio profissionais, eventos temáticos etc..;
  • Ofereça incentivos específicos - Na sequência do pontos anterior, quem tenha possibilidade de convidar o candidato ideal, sentir-se-á com certeza mais motivado caso possa ganhar alguma coisa com isso. Assim, considere instituir para quem tenha referenciado um candidato que venha a ser selecionado vantagens monetárias, atividades que possam ser gozadas fora do ambiente profissional - por exemplo em família - ou assinaturas de jornais, ginásios, etc..;
  • Organize dias de portas abertas com instituições de ensino - Interesse-se por possíveis candidatos logo à saída das instituições de ensino. Se possível e respeitando todas as normas de tratamento e proteção de dados pessoais, mantenha um ficheiro de pessoas que possam vir a interessar à empresa. Convide turmas e grupos a visitar as instalações e a perceber as aplicações práticas dos conhecimentos teóricos que estão a adquirir. 
  • Use as redes sociais - Este é um dos novos papéis que as redes sociais estão a assumir. Além de existirem plataformas dedicadas a atividades empresariais - entre as quais podemos incluir o recrutamento - há ferramentas que podem ser utilizadas para a publicação transversal de anúncios em várias plataformas de caráter genérico e aumentar assim o número de pessoas a quem o anúncio chega.

Sempre que na execução das ações anteriores haja necessidade de escrever anúncios de emprego deverá também ser observado um conjunto de regras que pode aumentar a eficácia da sua mensagem. Transversal a todos os anúncios deverá ser um conjunto de regras que garantirão eficácia qualquer que seja a função: mantenha a sua descrição de emprego curta, concisa e clara. Teste também os seguintes princípios e avalie os seus resultados:

  • Utilize um grafismo apelativo e imagens: Na miríade de informações que todos nós processamos diariamente é virtualmente impossível ler todos os textos que verificamos diariamente. Assim, a colocação de auxiliares visuais, além de captarem a nossa atenção, ajudam a nossa percepção a selecionar e categorizar a informação que realmente importa e que deverá ser retida. Utilize pontos para a divisão da informação tal e qual estamos a fazer na organização do presente texto.
  • Explore todas as possibilidades que o título oferece: O título tem a função ingrata de dizer significar muito através de poucas palavras. Tem que cativar quem o leia para ler a restante publicação. Evite repetir informação que o possível candidato vá encontrar no corpo do anúncio como por exemplo o título do empresa anunciado;
  • Na descrição do anúncio: Deixe claro quais são os requisitos mínimos da função sem os quais a relação profissional não poderá progredir quer pela manifestação de exigências quer pelas qualificações mínimas para a execução das funções. Não deixe de forma informação que possa considerar básica mas que, ainda assim necessitam de ser referidas como se se tratasse da primeira vez. As mais comuns são a retribuição, o horário ou a sua isenção, outros benefícios como é o caso dos seguros de saúde, atividades de voluntariados e responsabilidade social, perfil pretendido e principais funções associadas. Descreva também a posição hierárquica que a posição assume no organograma da empresa e a quem reporta.
  • Descreva a empresa e o ambiente de trabalho que o candidato vai encontrar: O candidato ideal já deverá ter feito alguma pesquisa sobre o sítio para onde pretende ir trabalhar. Ainda assim, apresente a sua visão da empresa e da vida intra empresarial, do posicionamento da empresa no mercado, dos principais agentes de mercado (concorrentes) e da maneira como a empresa se relaciona com os vários agentes de mercado.
  • Tom: Utilize linguagem corrente para facilitar o entendimento pelos destinatários sem no entanto parece demasiado informal para que não apele a toda a gente. O vocabulário demasiadamente técnico pode ser causa de respostas ambíguas que depois terão que ser verificadas em sede de revisão de competências. Considere apresentar as competências pretendidas em forma de questionário, se possível com possibilidades de resposta dicotómicas, para que seja mais fácil classificar as informações transmitidas.

O desafio na escrita de um bom anúncio de empresa está em encontrar o equilíbrio entre a quantidade de informação que se dá dentro do objetivo de manter o anúncio conciso. Quem conseguir este equilíbrio verá a sua mestria recompensada com mais respostas, mais qualidade nas respostas obtidas, e, quem sabe, com o colaborador perfeito.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!