Gerir Empresas
3 passos para começar um plano de negócios
Descubra como desenvolver um plano de negócios e quais as etapas por que deve passar para ter mais sucesso com as vendas.
Um plano de negócios é essencial para delinear os vários aspetos da criação de um negócio. Neste documento podemos especificar como vamos colocar em prática o nosso projeto, e quais os principais objetivos.
Este processo geralmente abrange 3 etapas: Plano de Marketing, Plano Operacional e Plano Financeiro. São 3 fases para identificar pontos fortes e prever possíveis problemas.
Plano de marketing
Nesta fase vamos pensar como vender o produto. Aqui, será importante responder a perguntas tais como:
- Onde vender (loja física ou online).
- Como é que o cliente irá saber da sua existência?
- O que o destaca da concorrência?
Um estudo de mercado será essencial para chegar a este tipo de respostas, e inclui:
- Análise da concorrência para perceber se existem negócios semelhantes. Aqui podemos observar as boas práticas de outros que atuam na mesma área, definir um preço, mas também perceber como o seu produto ou serviço se pode destacar.
- Segmentar clientes de forma a conhecer melhor quem compra. Defina uma persona - através da idade, género, interesses ou hábitos de consumo. Com estes dados, terá uma ideia mais exata para quem está a vender e como oferecer algo de qualidade.
Não menos importante é também pesquisar que fornecedores existem para a matéria prima. Onde estão localizados? Qual o preço da matéria-prima que necessita comprar? Questões como estas não podem ser postas de lado. Finalmente, é importante pensar em como fará a publicidade e como será a sua presença online (site, redes sociais, etc)
Plano operacional
Chegou a hora de pensar como vai pôr o seu negócio a funcionar. Para isso, existem fatores a não esquecer como o tempo gasto a criar o produto ou a oferecer o serviço, quantos colaboradores precisa ou como encomendar as matérias primas.
Plano financeiro
Com as análises anteriores, o próximo passo relaciona-se com o planeamento dos gastos.
Aqui importa definir quanto vai gastar e refletir em aspetos como:
- Qual o investimento;
- Que tipo de equipamentos serão necessários (computador, máquinas, viaturas);
- Número de colaboradores;
- Despesas com um espaço físico.
Por outro lado, deve ter em conta os custos dos materiais de divulgação. Depois de no plano de marketing ter definido quais os suportes promocionais a usar, é preciso calcular quanto vai gastar na criação de um site, em publicidade impressa ou na gestão de redes sociais, por exemplo.
Finalmente, depois de chegar a uma conclusão, poderá decidir se vale a pena pedir um crédito a um banco.