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3 passos para começar um plano de negócios

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Descubra como desenvolver um plano de negócios e quais as etapas por que deve passar para ter mais sucesso com as vendas.

3 passos para começar um plano de negócios

Um plano de negócios é essencial para delinear os vários aspetos da criação de um negócio. Neste documento podemos especificar como vamos colocar em prática o nosso projeto, e quais os principais objetivos.

Este processo geralmente abrange 3 etapas: Plano de Marketing, Plano Operacional e Plano Financeiro. São 3 fases para identificar pontos fortes e prever possíveis problemas.

Plano de marketing

Nesta fase vamos pensar como vender o produto. Aqui, será importante responder a perguntas tais como:

  • Onde vender (loja física ou online).
  • Como é que o cliente irá saber da sua existência?
  • O que o destaca da concorrência?

Um estudo de mercado será essencial para chegar a este tipo de respostas, e inclui:

  • Análise da concorrência para perceber se existem negócios semelhantes. Aqui podemos observar as boas práticas de outros que atuam na mesma área, definir um preço, mas também perceber como o seu produto ou serviço se pode destacar.
  • Segmentar clientes de forma a conhecer melhor quem compra. Defina uma persona - através da idade, género, interesses ou hábitos de consumo. Com estes dados, terá uma ideia mais exata para quem está a vender e como oferecer algo de qualidade.

Não menos importante é também pesquisar que fornecedores existem para a matéria prima. Onde estão localizados? Qual o preço da matéria-prima que necessita comprar? Questões como estas não podem ser postas de lado. Finalmente, é importante pensar em como fará a publicidade e como será a sua presença online (site, redes sociais, etc)

Plano operacional

Chegou a hora de pensar como vai pôr o seu negócio a funcionar. Para isso, existem fatores a não esquecer como o tempo gasto a criar o produto ou a oferecer o serviço, quantos colaboradores precisa ou como encomendar as matérias primas.

Plano financeiro

Com as análises anteriores, o próximo passo relaciona-se com o planeamento dos gastos.

Aqui importa definir quanto vai gastar e refletir em aspetos como:

  • Qual o investimento;
  • Que tipo de equipamentos serão necessários (computador, máquinas, viaturas);
  • Número de colaboradores;
  • Despesas com um espaço físico.

Por outro lado, deve ter em conta os custos dos materiais de divulgação. Depois de no plano de marketing ter definido quais os suportes promocionais a usar, é preciso calcular quanto vai gastar na criação de um site, em publicidade impressa ou na gestão de redes sociais, por exemplo.

Finalmente, depois de chegar a uma conclusão, poderá decidir se vale a pena pedir um crédito a um banco.

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