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Transformação Digital - Apostar em novas formas de trabalhar

Atualizado a

Novas formas de trabalhar ou adaptação mais fácil e flexível aos mercados. Veja aqui como a transformação digital pode implicar a sua empresa.

O desenvolvimento dos processos de negócio na vertente interna e externa de uma empresa assenta na utilização de um conjunto de recursos de registo ou priorização de ações que traduzam eficiência nos modelos de trabalho e facilitem os resultados a serem atingidos.

A incorporação da vertente tecnológica nestes processos de desenvolvimento tem por objetivos a facilitação e desmaterialização de processos. Por outro lado, ajuda a detetar padrões para identificação de pontos críticos de sucesso o que permitirá a adaptação de performances mais convergentes com os indicadores de sucesso.

Um contexto de transformação digital evidencia-se quando na empresa são identificáveis elementos de transformação digital. A presença destes elementos numa empresa apenas são consequentes se legitimados por uma liderança digitalmente capaz que encara a transformação digital como uma oportunidade de melhoria dos processos e das condições de operação como forma de melhorar a vida empresarial no seu conjunto.

Este espírito reflete-se não no investimento que as empresas fazem em tecnologia digital mas no partido que conseguem tirar das soluções digitais utilizadas. Relativamente à forma como se posicionam face à digitalização de processos, as lideranças podem ser classificadas de 3 formas: adotantes iniciais, utilizadores com maturidade e utilizadores conservadores.

Podem caraterizar estes três tipos de utilizadores:

  • Adotantes Iniciais - São aqueles que venceram as barreiras psicológicas de adoção de tecnologia como a privacidade ou o equilíbrio de tempo “na tecnologia” e “fora da tecnologia”. Fazem geralmente gastos elevados em gadgets tecnológicos ou serviços digitais que depois não sabem/não conseguem aplicar no quotidiano do seu negócio;
  • Utilizadores com Maturidade - São os utilizadores que garantem um maior retorno no investimento que fazem que fazem depender a sua maneira de trabalhar das soluções tecnológicas adotadas apenas na forma que estas podem aumentar a sua performance e melhorar as condições de desempenho e performance;
  • Utilizadores Conservadores - São utilizadores avessos a risco que podem mesmo estar a perder rendimentos a fazer uma má alocação de recursos ao não mudarem as suas formas de trabalho 

Há indústrias, de que a banca é exemplo que conseguem representar a utilização conservadora e a utilização madura. Se por um lado há soluções e serviços bancários integralmente prestados por via digital há também a banca tradicional que mantém a mesma forma de trabalho com lojas e impressos há mais de cem anos.

Os objetivos que mais frequentemente são associados às estratégias de digitalização de empresas e instituições são:

  • Aumento de eficiência;
  • Melhorias do envolvimento do cliente nas interações que tem com a empresa;
  • Criar/melhorar valor para a empresa e para o cliente;
  • Melhoria dos processos de decisão e melhoria de performance

Soluções como incorporação de inteligência artificial e machine learning, a integração multiplataforma, a “Internet of Things” e o “Crowdsourcing” começam já a desenhar outro significado para a transformação digital. Um futuro que se prevê desafiante na definição de modelos concorrenciais globais e na forma que cada empresa tem de fazer chegar as respetivas decisões de gestão ao mercado, que será cada vez mais rápida e mais flexível.

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