Blog do Moloni

Dicas & Conselhos

14-09-2020

Regressar ao escritório em segurança: o grande desafio para as empresas

Saiba quais as medidas e cuidados a ter para que a sua empresa seja um lugar seguro para os seus colaboradores regressarem.

Retorno ao escritório - Imagem Blog

O coronavírus mudou tudo o que foi estabelecido até agora. Há sete meses atrás era quase impensável que puséssemos as nossas máscaras sempre que saíssemos para a rua ou não déssemos um abraço ou um aperto de mão a cada vez que víssemos um conhecido.

As empresas também tiveram de se reinventar durante todo este tempo. Já não é tão raro trabalhar com colegas de trabalho que usam máscaras, ver dispensadores de álcool gel em cada canto do escritório, ou medir a temperatura dos trabalhadores quando entram num local de trabalho.

Agora, a prioridade das empresas é garantir a segurança de todos os seus empregados, afectando a sua produtividade o menos possível. É um grande desafio que muitas empresas têm de enfrentar, mas como criar um ambiente seguro no mundo do trabalho?

A primeira coisa a fazer é elaborar um protocolo de segurança

É essencial estabelecer um protocolo de segurança que inclua os elementos fundamentais para a protecção da saúde de todas as pessoas da sua empresa. Pode fazer, por exemplo, da seguinte forma:

  • Reestruturar os espaços de trabalho: É importante definir o espaço de trabalho da empresa. Dependendo do espaço físico e do número de empregados, os locais de trabalho podem ser reordenados para evitar a concentração de pessoas e para alcançar uma maior distância social.
  • Dar importância aos locais de trânsito contínuo: Os elevadores, os locais de encontro ou o refeitório são locais onde muitas pessoas se podem concentrar. É importante delimitar esses espaços com elementos de separação ou limitar a sua capacidade.
  • Dar prioridade à higiene na empresa: O fornecimento de álcool gel aos empregados ou a limpeza diária das instalações minimizará a exposição à COVID-19 no local de trabalho.

Aposta no teletrabalho e rotação de empregados
É também essencial, se possível, rodar os trabalhos entre o presencial e o online. Por exemplo, uma semana um determinado grupo de trabalhadores pode trabalhar a partir do escritório e outra semana outro grupo pode trabalhar. Continuar a depender do teletrabalho pode ser uma grande solução nestes casos.

Comunicação com os empregados 
A comunicação interna é um elemento a ser tido em conta para um regresso seguro ao escritório. Informar os trabalhadores das medidas estabelecidas pela empresa, comunicar os objectivos de cada trabalhador ou envolver as pessoas que compõem a empresa nesta situação, permite a criação de um ambiente onde os objectivos da empresa estão alinhados com os dos trabalhadores.

Criar diferentes planos e cenários
Finalmente, é importante prestar atenção aos acontecimentos que acontecem dia após dia, ser informado sobre as novas medidas estabelecidas pelas autoridades e elaborar uma lista com diferentes planos para o futuro e diferentes cenários possíveis.

 

Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever
© 2020 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455
O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito