Blog do Moloni

Dicas & Conselhos

13-05-2021

O que fazer se ficou desempregado?

Reunimos algumas dicas para sobreviver à situação de desemprego e conseguir manter o foco numa fase menos animadora.

O que fazer se ficou desempregado?

Ficar desempregado pode ser assustador, principalmente nos últimos meses em que a pandemia e os confinamentos resultantes dificultaram muitos negócios. Para ajudar a aliviar algum pânico, reunimos algumas dicas com os principais aspetos a ter em conta.

1. Conhecer apoios a que tem direito

Procure conhecer quais os apoios a que tem direito, nomeadamente o subsídio de desemprego.

2. Cuidar da saúde física e psicológica

Se está numa situação de desemprego, é importante estar atento ao bem estar físico e psicológico. Numa fase em que não há uma rotina principal a ocupar-nos o dia, é essencial, mais do que nunca, manter pequenas rotinas como acordar cedo, sair de casa ou praticar algum exercício. Não espere motivação para cumprir estes pequenos hábitos. Estes devem ser encarados como tarefas e não como uma opção.

3. Investir na formação

Estar parado não significa não desenvolver competências. Muito pelo contrário, esta é a altura certa para colocar em prática aquelas tarefas para as quais nunca havia tempo. Atualize o currículo ou faça um curso online de forma a adquirir novos conhecimentos ou mesmo reciclar competências que já dominava.

Fazer algum trabalho como freelancer é também uma boa maneira de obter algum rendimento e manter-se ativo enquanto não arranjar um trabalho certo. Existem vários trabalhos que podem ser feitos neste regime e incluem redação de artigos, traduções, design gráfico, edição de imagem ou criação de sites. No entanto, tenha atenção que no caso de iniciar uma atividade como freelancer, a sua situação profissional muda.

Por último, aproveite para desenvolver aquela ideia de negócio com que sempre sonhou - com mais tempo livre, será mais simples pesquisar e planear todos os aspetos. Ainda que seja complicada, não deixa de ser uma adição importante ao seu portfólio profissional.

4. Saber onde procurar emprego

Atualizado o currículo e com novas competências adquiridas, terá a confiança mais renovada para procurar novas oportunidades. Registe-se nas diferentes plataformas de emprego como o Indeed, Glassdoor ou Linkedin. Depois, é possível ativar uma funcionalidade para receber notificações de novas ofertas no seu email.

Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Subscreva a Newsletter
Subscrever
Moloni distinguido com o prémio PME Líder em 2020 Moloni distinguido com o prémio PME Excelência em 2020
© 2021 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº 2860
O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito