Blog do Moloni

O que é uma API e para que serve

Atualizado a

Uma API tem potencialidades para garantir uma boa experiência de utilizador mas também para destacar-se da concorrência. Descubra porquê.

O que é uma API e para que serve

A API (Application Programming Interface) é um programa que estabelece a ligação entre 2 aplicações, facilitando a partilha de dados e tornando a experiência do utilizador mais rápida e eficaz. Este mecanismo está construído através de códigos de programação que podem ser encontrados num conjunto de documentação disponibilizado pela empresa detentora de uma plataforma.

Os programadores web podem depois aceder a esses recursos e construir uma solução para integrar a plataforma com a sua aplicação e responder a uma necessidade objetiva.

Exemplos do uso de uma API

São vários os sites e aplicações móveis que fazem uso das suas vantagens e as lojas de ecommerce são um desses exemplos. Quando decidimos vender os nossos produtos através de uma loja online, é possível ter um sistema de faturação integrado com o seu site de ecommerce. Sempre que é efetuada uma compra, esta funcionalidade permite que uma fatura seja criada automaticamente e enviada para o email do cliente.

Por outro lado, sempre que numa compra são introduzidos os dados de pagamento do cartão, uma API pode ser usada para estabelecer a comunicação entre a loja online e o banco.

Outro exemplo conhecido relaciona-se com a introdução dos dados de login. É frequente, que no acesso a algumas aplicações, exista a possibilidade de iniciar sessão através do Facebook ou da conta Google. Este sistema é possível graças à API, que reduz tarefas repetitivas para o utilizador como a de um novo registo.

Quais as vantagens da API para o meu negócio?

Uma API traz uma série de vantagens com vista a melhorar a experiência com uma plataforma. Para além de automatizar operações, como o registo num site, contribuem para poupar tempo na gestão de um negócio online, ao tornar alguns processos mais rápidos e automáticos.

Por outro lado, garante um negócio personalizado permitindo à pessoa que desenvolve sites ou aplicações criar funcionalidades à medida do seu negócio. Desta forma, será capaz destacar-se da concorrência a apresentar funcionalidades para atrair novos clientes.

Como funciona a API do Moloni?

No Moloni, é possível integrar uma loja online com o sistema de faturação. Desta forma, sempre que é vendido um produto do seu site, o documento é gerado automaticamente, e a informação de clientes e artigos é atualizada em ambos os lados. Para isso, poderá usar um dos plugins de e-commerce disponíveis ou então a nossa API e criar uma solução à sua medida.

O Moloni permite a qualquer cliente registado, dependendo do plano ativo, o acesso à API. Já um developer não precisa de ter uma conta paga para trabalhar com a API, mas necessitam de Developer ID e login válido na plataforma para ativar a sua ligação à API.

Contudo, não é necessário efetuar qualquer pagamento ou subscrever um plano se o objetivo for desenvolver para outros clientes que tenham uma conta ativa no Moloni.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!