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Dicas & Conselhos

01-10-2020

Localização de Instalações: Qual a melhor localização para o seu negócio?

Como escolher o melhor sítio para desenvolver o meu negócio? Conheça algumas variáveis a considerar para determinar a localização ideal.

Localização de Instalações: Qual a melhor localização para o seu negócio?

A escolha da localização perfeita para instalação de um negócio é um problema muito debatido - até a nível académico - já que a determinação dos custos associados à obtenção de matérias primas, à colocação de produtos no mercado à disponibilidade e custos associados das utilidades necessárias ao desenvolvimento da atividade são essenciais ao sucesso do negócio e à otimização dos recursos nele empregues.

Se a consideração de todas estas condições já se mostra complexa para a determinação de uma localização, quando é necessária a escolha de várias localizações, e se estivermos a determinar a localização de estabelecimentos industriais, o problema ganha outra dimensão e as suas variáveis assumem outra grandeza. 

Relacionado de forma próxima com a atividade desenvolvida pela organização, há 3 variáveis que normalmente assumem preponderâncias diferentes na escolha de localizações para instalação. Algumas empresas necessitarão de ter uma maior proximidade com os seus consumidores e canais de distribuição, outras terão necessidade de uma maior proximidade junto das matérias primas, matérias combustíveis e outros elementos que deverão ser incorporadas no processo de fabrico ou de prestação do serviço e, outras ainda, necessitarão de estar mais próximas de mão de obra mais barata, com determinadas competências ou capacitações ou com determinado nível de especialização.

Para que este processo seja facilitado é essencial a existência prévia de um plano de negócio do qual se possam aferir as principais caraterísticas da operação, dos produtos e serviços que deverão ser o seu resultado e das necessidades que deverá colmatar.

Para se aperceber o estilo de negócio, poderão ser abordados os seguintes parâmetros:

  • Qual o custo e condições de transporte de matérias primas e qual o custo de transporte dos produtos acabados;
  • Disponibilidade e qualidade dos acessos e infra estruturas viárias e necessidade de acesso por parte dos consumidores finais;
  • Proximidade dos consumidores finais e do relacionamento previsto entre estes o espaço, incluindo meios de locomoção e estacionamento;
  • Proximidade de pontos de interesse (atrações turísticas ou outros estabelecimentos) que garantam um fluxo constante de potenciais clientes;
  • O momento e decisão de aquisição faz-se por comparação? Caso seja este o caso, a proximidade de empresas concorrentes será benéfico. Caso contrário, poderá ser benéfico considerar outros pontos de localização;
  • Os locais em análise têm história associada? A venda de determinados tipos de produtos em determinados locais faz com que sejam mais facilmente procurados;
  • Que restrições estão aplicadas ao negócio, à localização e aos horários.
  • Adequabilidade do edifício à atividade desenvolvida.

Desenvolver atividades de grande impacto sonoro junto a hospitais ou a casas de repouso poderá ser desaconselhável, ou tentar desenvolver um negócio relacionado com automóveis numa localização habitualmente reservada a peões são exemplos de como a localização pode ter fortes impactos no trabalho a desenvolver. 

Além destas variáveis, a possibilidade de escalabilidade do negócio e a evolução do zonamento da localização escolhida deverá ser também uma preocupação, já que a escolha de uma localização ideal hoje, poderá não ser a localização ideal amanhã pela evolução do normativo aplicável ao local e a evolução da própria atividade, que pode adquirir necessidades de espaço com o desenrolar do tempo. É neste contexto que o promotor do empreendimento deverá procurar estabelecer um plano evolutivo que lhe permita acautelar condicionamentos ou necessidades futuras.

A aplicação prática das decisões sobre as considerações enunciadas faz com que a localização perfeita seja muito difícil de determinar. Assim, sugere-se a procura por ambientes pré preparados para o desenvolvimento da atividade pretendida ou onde se encontrem lá instaladas organizações similares. Estas zonas disponibilizam infra estruturas corretamente dimensionadas como potências energéticas, acessibilidades ou estacionamento. A pré existência faz com que os custos de instalação se tornem mais reduzidos se bem que muitas vezes limitem as possibilidades de expansão requeridas pela evolução do negócio.

A listagem de vários espaços que reúnam as condições necessárias à instalação da empresa ou do negócio poderá permitir fazer a avaliação de pontos fortes e pontos fracos a que até poderão ser atribuídas diferentes ponderações para que possa chegar à solução mais confortável. Há várias formas de obter sugestões de instalação para o seu negócio, quer seja de pendor primordialmente voltado para o comércio ou prestação de serviços, quer seja de pendor primordialmente industrial, espaços coletados de forma comercial ou por entidades que têm a promoção de negócios e de desenvolvimento imobiliário como função.

Destas destacamos:

  • Imobiliárias;
  • Associações profissionais;
  • Autarquias;
  • Câmaras de comércio e indústria;
  • Associações de promoção de comércio e indústria;
  • Incubadoras de empresas, etc..

A escolha de um espaço em particular, poderá ser determinada pela aplicação de uma análise simples com fatores de ponderação. Por exemplo: uma empresa quer decidir a localização de umas novas instalações. Depois de consultadas várias listagens de espaços disponíveis chega-se a 4 locais que cumprem os requisitos determinados pela empresa (1,2,3 e 4). Nestes locais são identificados um conjunto de variáveis que devem ser apreciados sobre várias perspetivas pelo promotor ou por um conjunto de pessoas que analisem a instalação estabeleça. Essa análise deverá produzir uma pontuação (entre 0 e 100 por exemplo) para cada variável e para cada localização. As pontuações obtidas em cada variável deverá ser multiplicada pelo fator de ponderação para que se possa chegar a uma hierarquia de escolhas sobre os locais necessários.

Neste sistema, a atribuição de fatores de ponderação diferentes deverá ser guiado por uma separação empresa preferências e necessidades. A multiplicidade de fatores que uma localização poderá apresentar é, só por si, um distrator das verdadeiras necessidades que um negócio possa necessitar. Depois de olhar as várias opções das listagens entretanto recolhidas, fique especialmente alerta para aquilo que a sua empresa precisa e compile uma lista de caraterísticas obrigatórias, ou seja, uma lista daquilo que a sua empresa não pode passar sem. De seguida, faça uma lista dos desejos de recursos que seria bom ter, mas que não são absolutamente essenciais. Para que consiga manter esta lista curta abandone todas as opções que não cumpram as caraterísticas que tenha considerado como obrigatórias. Caso nenhuma das opções cumpra os critérios considerados obrigatórios deverá procurar novas opções e não ceder a atalhos já que a falta deixada desta forma terá que ser colmatada de outra forma.

Registe todos os passos que o levaram à escolha de um espaço em específico. Este registo revelar-se-á extremamente útil caso seja necessária a realização de uma mudança de instalações, já que lhe permitirá a recuperação rápida de critérios e necessidades para que a escolha de um novo local seja um processo mais célere.

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