Blog do Moloni

Estilos de Liderança - Conheça os principais e decida a qual se adapta melhor!

Atualizado a

Liderar e ser liderado é algo natural ao mundo organizacional. Mas os estilos de liderança podem ser utilizados para conseguir resultados. Veja como.

Estilos de Liderança - Imagem Blog

Todas as pessoas têm traços identitários e de personalidade únicos, traços que se tornam determinantes as formas de relacionamento com outros e consequentemente os níveis de desempenho de funções e tarefas em ambiente profissional. Esta premissa é válida para quem exerce funções de liderança e para quem é liderado no seu desempenho empresarial. Os estilos de liderança deverão ser encaradas como mais uma ferramenta ao dispor do empresário para conseguir os melhores resultados das suas equipas de trabalho e deverão alternar-se ou flexibilizar-se em função dos contextos em que são utilizados e das pessoas envolvidas.

O empresário desenvolve o seu estilo de liderança com base na sua experiência de vida e aplica-o de acordo com as necessidades específicas da sua organização e respetiva cultura institucional. Múltiplos contextos de implementação de liderança fazem existir múltiplos estilos de liderança ainda que sejam baseados nos três estilos de liderança definidos pela abordagem comportamentalista ou de estilos: o estilo autoritário, o estilo democrático e o estilo “laissez-faire”.

A aplicação destes estilos, permite encontrar os seguintes líderes:

  • O Líder Autoritário - Este líder tem a cultura empresarial à sua imagem. Dita as regras e impõe técnicas de trabalho desenhadas sem qualquer contributo de terceiros. Distribui tarefas mas não as executa, reservando para si próprio um perfil de análise geralmente acima da vida organizacional. Os resultados deste estilo de liderança habitualmente caracterizam-se pelo aumento de produtividade, por baixos níveis de contribuição dos liderados na regras de funcionamento e, igualmente, por baixos níveis de criatividade, empenho e motivação. Este estilo de liderança provo aversão à mudança e mantém formas de funcionamento conservadoras que apenas são substituídas quando dão mostras evidentes de falhas;

  • O Líder Democrático - A cultura empresarial é uma decisão de grupo. Distribui as tarefas a serem executadas mas também participa na sua execução. Todo o grupo participa na tomada de decisões e o líder aceita ser mais um orientador do grupo com a indicação de metas objetivas e realistas. Esta liderança revela os seus resultados nos objetivos prosseguidos e alcançados, na potenciação e empowerment dos elementos individuais do grupo e a única resistência à mudança é ditada por um processo de decisão longo que tenha a capacidade de incorporar os contributos individuais;

  • O Líder “Laissez Faire” - É um líder ofuscado pelos processos de desenvolvimento empresarial que deixa ao grupo a liberdade de decidir e de se auto orientar. As tarefas são repartidas pelo próprio grupo sem intervenção do líder: Não avalia nem transmite opiniões sobre o desempenho do grupo. Este líder pode esperar como resultados uma diminuição da produtividade, algum desinteresse e frustração dos seus liderados mas altos níveis de criatividade e inovação em todas as tarefas desempenhadas.

Os estilos de liderança agora descritos são evolutivos. O líder, baseado no histórico de trabalhos e nos relacionamentos informais que vão sendo gerados pela sua equipa pode abrandar no estilo autoritário a caminha da liderança permissiva, retornando no entanto à versão mais autoritária sempre que se trate de trabalhos ou tarefas novas ou verificar que os níveis de trabalho não estão a ser atingidos.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!