Blog do Moloni

Dicas para o regresso ao trabalho depois das férias

Atualizado a
2 minutos de leitura

Para a maioria das pessoas, o período de férias é o momento mais aguardado do ano. Contudo, depois de recarregar energias, é necessário voltar ao trabalho.

A Moloni reuniu um conjunto de dicas para regressar ao trabalho de forma relaxada.

Prepare o regresso ao trabalho

Caso seja possível, regresse de férias pelo menos um dia antes de voltar ao trabalho, para se organizar melhor. Comece por ajustar-se à rotina de trabalho mantendo alguns horários e tarefas necessárias para o seu dia-a-dia. Estas alterações fazem com que a mudança tenha um impacto menor.

Planeie a semana

Pode fazê-lo através de uma agenda ou de listas criadas com as tarefas do dia. Através deste planeamento pode obter uma visão global do seu dia e/ou da sua semana, o que faz com que seja mais fácil avaliar individualmente cada uma das tarefas e organizá-las de forma objetiva e produtiva.

Aproveite a manhã

No dia do regresso ao trabalho, levante-se com alguma antecedência para que possa desfrutar da manhã. Inclua atividades que contribuam para o seu bem-estar, como a meditação ou a preparação de um pequeno almoço nutritivo.

Saia de casa antecipadamente para chegar ao trabalho mais cedo. Assim, pode preparar-se para o seu dia de trabalho e conversar com os seus colegas.

Evite distrações enquanto trabalha

Conseguir manter o foco ao longo do dia de trabalho pode ser difícil. Uma boa prática é não tratar de assuntos pessoais enquanto trabalha. Evite atender chamadas e desligue as notificações do seu telemóvel para que se possa focar nas suas tarefas. 

Valorize o seu tempo

Comece já a planear as próximas férias ou a tirar um fim-de-semana prolongado. É importante manter o foco em atividades que goste. Se possível, incorpore no seu dia-a-dia atividades que lhe dão prazer como a prática de ioga, caminhadas, voluntariado ou até um jantar com amigos.

 

Voltar ao ritmo de trabalho depois de umas férias relaxadas pode ser difícil. Contudo, o seguimento destas dicas faz com que o impacto da mudança seja menor. Adopte e ajuste estas medidas de acordo com as suas necessidades e bom trabalho!

Priscila Correia
Priscila Correia
Formada em Ciências da Comunicação, copywriter e criadora de conteúdos na Moloni.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!