Blog do Moloni

Dicas para manter a produtividade neste Verão

Atualizado a
2 minutos de leitura

Com o decorrer do Verão, há cada vez mais colegas de trabalho, amigos ou familiares a ir de férias. Então e nós? Seja porque já fomos, porque vamos mais tarde, ou ainda porque não há a possibilidade de usufruir uns dias de sol na praia, tudo isto pode arruinar a nossa produtividade.

As empresas ficam mais vazias, as praias mais cheias, o calor lá fora é apelativo e nem sempre é fácil manter o foco. Se é este o teu caso, então temos umas dicas para ti!

1. Faz ou refaz uma lista de tarefas

Nesta época é bem provável que haja projetos e determinadas tarefas que fiquem pendentes até ao final do Verão. Por isso, talvez seja o momento certo para rever a tua lista de tarefas ou até fazer uma nova. Define prioridades e mãos à obra!

2. Aproveita e organiza o teu espaço de trabalho

Além de refazer a lista de tarefas, esta pode ser também uma boa altura para organizar o espaço de trabalho, seja na empresa ou em casa. E não falamos só dos papéis acumulados na secretária. Aproveita e confere aqueles e-mails que ficam sempre “para depois”.

3. Fazer algo que tenhas vindo a adiar

Lembras-te daquela ideia que está na gaveta há meses porque nunca tens tempo? Aproveita agora e desenvolve-a! Quem sabe se não poderás apresentar um novo projeto à empresa quando todos voltarem de férias!

4. Estabelece um plano diário

Não deixes que o ritmo lento e descontraído do Verão atrapalhe os teus dias de trabalho! Define um calendário de tarefas diário ou semanal, estabelece prioridades e, acima de tudo, respeita essa organização! Não percas tempo! 

5. Define objetivos

Estar a trabalhar e acompanhar as férias dos colegas e amigos através das redes sociais não é fácil, certo? Por isso mesmo, sugerimos que estabeleças objetivos até ao fim do Verão! Seja com aquele projeto que está na gaveta há meses, seja com pequenas tarefas diárias. Faz uma checklist, vais ver que à medida que fores riscando vai ficando mais fácil!

6. Partilha tempo com os colegas

Já sabemos que manter o foco e a produtividade não é fácil! E que tal, partilhar um almoço, lanche ou fazer alguma atividade desportiva no fim do dia de trabalho com os colegas? Partilhe este tempo com eles e mantenham o ambiente mais animado! Certamente será mais fácil manter o ânimo e não pensar tanto no resto!

Manter a produtividade durante o verão é uma ótima forma de assegurar o regresso aos picos de trabalho. Os colaboradores, individualmente ou em equipa devem, por isso, encarar esta fase como uma oportunidade para se fortalecerem enquanto profissionais.

Joana Garcia
Joana Garcia
Copywriter e Content Writer na Moloni, a Joana é apaixonada por comunicação. Adora viajar e não começa o dia sem um bom café.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!