Blog do Moloni

Cuidados para garantir a proteção dos dados do seu negócio

Atualizado a 30-11-2023

Num mundo cada vez mais digital, a cibersegurança está em destaque. Os seus dados podem estar sujeitos a ataques cibernéticos, capazes de causar sérios danos nos sistemas informáticos.

Para prevenir ataques informáticos, reunimos algumas medidas para garantir a segurança online do seu negócio.

1. Crie senhas seguras

Altere as suas senhas regularmente. As palavras-passe devem ser longas, com o mínimo de 15 caracteres. Para além de longa, deve ser também o mais aleatória possível, combinando maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. 

Uma vez definida a palavra-passe, esta não deve ser utilizada em vários serviços. De forma a evitar repetir a mesma password em vários serviços, pode utilizar um gestor de palavras-passe que armazena todas as suas senhas de forma segura. Para isso, basta definir uma única senha  para aceder às restantes. Existem vários softwares como KeePass, LastPass, 1Password, entre outros.

2. Cuidado com os links

Verifique com atenção os links recebidos através de e-mails, sms e redes sociais. Estes podem representar ataques de phishing que parecem provir de fontes legítimas, como bancos ou empresas de serviços online. Estes e-mails geralmente têm links que direcionam para sites falsos, onde são solicitadas informações confidenciais.

Por outro lado, um ícone de cadeado na barra de endereço do browser indica que a ligação é segura e as informações fornecidas são privadas. Contudo, não garante que o serviço a que está a aceder seja confiável, deve verificar sempre se o link está correto.

Utilize um software de anti-vírus ou malware como medida de segurança. Existem várias opções como Avast, ESET, Norton, Bitdefender, entre outros.

3. Cuidado ao aceder a redes Wi-Fi

Na sua rede wi-fi deve mudar o nome e alterar a palavra-passe com regularidade. Opte pelo protocolo WPA2-PSK.

Para além disso, deve ter o cuidado ao aceder a redes wi-fi em espaços públicos já que, pela sua natureza, são mais fáceis de aceder e não é possível saber quem está na mesma rede, estando assim mais susceptível a ataques.

4. Atualize os programas com regularidade

Use sempre versões atualizadas dos programas, tanto em sistemas operativos, como em antivírus ou browsers. Se um determinado programa não oferece atualizações automáticas, verifique se elas existem. Através de cada atualização fica mais protegido contra ataques informáticos.

5. Ative a autenticação 2FA

Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível para adicionar uma camada extra de segurança. A autenticação de 2 fatores é um recurso disponibilizado por vários prestadores de serviços online, que utiliza aplicações de autenticação e serve para acrescentar um fator extra de segurança ao processo de login do utilizador. 

Priscila Correia
Priscila Correia
Formada em Ciências da Comunicação, copywriter e criadora de conteúdos na Moloni.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!