Blog do Moloni

Como o WhatsApp pode fazer diferença nas vendas

Atualizado a
3 minutos de leitura

Descubra como as ferramentas do WhatsApp são capazes de transformar a interação com os clientes e aumentar as vendas do seu negócio.

blog

Num contexto em que as interações online aumentam cada vez mais e cada vez se realizam mais compras pela internet, o WhatsApp aparece como uma ferramenta útil para comunicar com os seus clientes. 

Ao contrário de uma resposta por e-mail, esta plataforma permite ter uma conversação mais rápida e informal e potenciar uma relação mais humanizada com os clientes.

Mas não é tudo. Para além de toda a atenção ao cliente, encontram-se várias ferramentas de entre as quais se destaca  a possibilidade de criação de um catálogo de produtos. Isto é possível graças ao WhatsApp Business, uma versão da mesma app mas com caraterísticas e funcionalidades destinadas ao mundo empresarial.

Como a WhatsApp Business pode transformar a relação com o cliente

O WhatsApp Business é uma variante do WhatsApp mas com ferramentas focadas para o negócio e para o aumento de vendas. Ao instalar a aplicação, pode associar o número de telemóvel atual ao perfil empresarial ou então usar um número de telemóvel diferente para cada conta.

No Whatsapp Business , passa a ter um perfil empresarial com as seguintes potencialidades:

  • Adicionar uma site e a morada do negócio;
  • Introduzir um horário de atendimento;
  • Botão para obter o catálogo dos produtos;
  • Mensagens automáticas;
  • Relatórios com alguns dados estatísticos.

Mensagens automáticas
Uma das principais características do WhatsApp Business é a criação de mensagens automáticas, essenciais para realizar de forma mais rápida a comunicação,  permitindo que perguntas enviadas fora do horário de trabalho sejam respondidas, sem que tenha de comprometer a vida pessoal.

 Na troca de mensagens, preste atenção à maneira como inicia a conversa com o cliente.

Uma vez que se trata de algo instantâneo, defina com antecedência as palavras ou expressões a usar, de forma a ser consistente com a personalidade da sua marca.

Catálogo de produtos

Outra ferramenta muito útil do WhatsApp Business é o Catálogo de produtos, ideal para mostrar os produtos ou serviços que oferece.

Disponível no seu perfil, através de um ícone em forma de Loja, ao clicar no botão consegue obter mais informações dos artigos, mas também adicioná-los diretamente ao carrinho e comprar diretamente a partir desta aplicação.

WhatsApp na web

Tanto o WhatsApp como WhatsApp Business podem ser usados através do seu computador. Isto permite tratar das suas comunicações com todo o conforto, bastando para isso ter o smartphone sincronizado através de um QR code como é explicado aqui.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!