Blog do Moloni

As Cores e o que significam para os consumidores

Atualizado a

Sabe o significado das cores? Confira aqui se está a enviar os estímulos cromáticos corretos para os seus clientes.

Importãncia das cores para o consumidor - Imagem Blog

Converter o interesse de um consumidor por um produto ou um serviço em compra efetiva é um processo motivacional de intrincada complexidade para o qual contribuem uma multiplicidade de variáveis. Uma das grandes componentes da referida motivação é a estimulação visual através de símbolos e cores como forma de comunicação de mensagens publicitárias através dos mais variados suportes, quer online (filmes, banners, botões de ação), quer offline (cartazes, outdoors, revista impressa, etc..)

Os estímulos psicológicos que as cores transmitem aos consumidores são uma área de pesquisa que tem por missão a atribuição de significados aos contextos cromáticos como que os produtos/serviços são vendidos aos consumidores. A utilização da cor enfatiza percepções que não são óbvias como apelar à racionalidade, o despertar de emoções específicas ou mesmo despertar sensações de apetite, sonolência, ou mesmo desejo sexual. Refira-se ainda que a significação das cores poderá ter alterações significativas mediante enquadramentos sociais, religiosos, políticos e culturais.

Deixamos abaixo as associações mais comumente associadas às cores e ao que poderão significar no que diz respeito às motivações para os consumidores, na cultura ocidental:

  • Vermelho - Tem como associações positivas a paixão, o dinamismo, a mudança disruptiva, a excitação, a energia, etc.. Como associações negativas, pode representar a fúria, o sangue, a morte, a agressão, etc.. O Vermelho despoleta emoções poderosas, quer positivas, quer negativas, sendo frequentemente utilizada em setores como o fast food, as corridas automóveis ou lingerie;
  • Laranja - Significa positivamente a coragem, a confiança, a generosidade, convívio e ambição, etc.. Pode, negativamente, significar frustração e imaturidade. É uma cor que transmite uma sensação de conforto e envolvência, muitas vezes associada ao sol. É também associada ao Outono enquanto estação do ano, já que, utilizando tons mais escuros tende a ser associado à que das folhas das árvores;
  • Amarelo - Tem como associação positiva o brilho do sol, o Verão, a extroversão, o otimismo, o intelecto, etc.. O amarelo baço, pode, negativamente exprimir a traição, o medo, a cobardia. ao significar alegria e felicidade é no entanto, uma cor cujos gradientes são tecnicamente difíceis de conseguir e que podem desafiar a percepção.
  • Verde - O tem como associações positivas o vegetal, a natureza, a Primavera, o renovar dos ciclos de vida, a fertilidade, a limpeza, a higiene, etc.. Como conotações negativas, pode ser associado à doença, à agressão e mesmo à violência e inveja. A associação à vitalidade faz com que seja utilizado muitas vezes por marcas de saúde, comida e ingredientes orgânicos, etc..
  • Azul - Esta cor pode ser positivamente associada à confiança, à seriedade e ao relaxamento e serenidade. Negativamente pode significar distanciamento, pouca amabilidade, etc.. É utilizada por marcas que se querem associar a sensatez e dependabilidade. 
  • Violeta - É positivamente associada à nobreza e realeza, podendo também significar sabedoria, riqueza e espiritualidade. Já negativamente, pode ser associada à decadência, superstição e opressão. É utilizado por empresas que se querem posicionar com ligações à história.
  • Preto - A utilização do preto é associada ao luxo e distinção, podendo também ser conotado com sofisticação, elegância e autoridade. Negativamente é ligada ao desconhecimento, à morte e ao desespero. É frequentemente utilizado por empresas ligadas à moda e à segurança.
  • Branco - Perante o branco estamos a ser direcionados para sentimentos como a pureza, a perfeição e a verdade. Negativamente poderá significar o vazio, o silêncio, o inatingível, etc.. Representa a modernidade e utilizado para mostrar alguns produtos como imaculados.

Considere estas informações na hora de escolher as cores dos seus produtos e respetivas embalagens. 

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!