Blog do Moloni

As 10 razões para os sistemas POS serem melhores que uma caixa registadora

Atualizado a

Há muitos benefícios para o seu negócio em usar um Ponto de venda, especialmente quando comparado com as caixas registadoras tradicionais. Saiba porquê.

As 10 principais razões para os sistemas POS serem melhores do que uma caixa registadora

Se a sua empresa ainda utiliza uma caixa registadora eletrónica e um terminal de cartão de crédito, é provável que já tenha considerado atualizar para um sistema completo de Ponto de Venda (POS). Se ainda não o fez, esta é a melhor altura, já que os sistemas POS são mais fáceis de utilizar e mais económicos do que nunca.

É altura de atirar a caixa registadora para o lado. Os benefícios de um sistema POS refletem-se em todas as áreas do seu negócio, e não apenas no pagamento. 

A seguir, apresentamos 10 razões para optar por um ponto de venda:

1. Aumento da Eficiência
Assim que os seus colaboradores de caixa tiverem as ferramentas certas o negócio funcionará de forma eficiente. Não está à espera que um carpinteiro construa uma casa sem martelo e pregos, certo? O mesmo acontecerá com a sua loja - não espere que os seus colaboradores diminuam o tempo de processamento de venda se não lhes dá as ferramentas certas de trabalho - ou seja, um leitor de códigos de barras e um sistema POS.

2. Facilidade de utilização
Longe vão os dias da tecnologia analógica. Hoje em dia, tudo é digital. Navegar num ecrã táctil tornou-se uma segunda natureza para muitos de nós. Com uma interface intuitiva, o software POS é simples de aprender para qualquer colaborador, poupando tempo na sua formação e aumentando a produtividade.

Num sistema POS como o do Moloni, todos estes dados ficam guardados na cloud, e através de uma ligação à internet consegue obter estas informações em poucos segundos.

3. Capacidades de Venda e Pagamento Expandidas
As vantagens do ponto de venda incluem também a capacidade de aceitar prontamente diversos tipos de pagamentos. Pode até existir a possibilidade de incluir pagamentos contactless e pagamentos móveis tais como Apple Pay, Android Pay ou Samsung Pay. 

Facilitar aos seus clientes a utilização de diferentes tipos de pagamento, contribui para um aumento das receitas e uma maior satisfação do cliente. Esta prática adquire mais importância numa altura de pós-covid onde é necessário continuar a evitar o toque em superfícies ou objetos.

4. Maior Precisão
Um sistema de ponto de venda com interface táctil apresenta todas as informações das vendas de uma forma bastante intuitiva. Elimina a introdução manual de artigos e preços como faria com uma caixa registadora. 

5. Gestão de inventário
Ao contrário de uma caixa registadora, a tecnologia do ponto de venda inclui capacidades avançadas para gestão de inventário. Permite seguir todo o percurso do produto, desde que este sai do armazém até chegar às mãos do cliente. 

6. Gerir os seus colaboradores
O seu software de ponto de venda minimizará o tempo gasto em horários. Um sistema POS moderno regista hora e data de abertura e fecho de caixa, e permite identificar qual o operador que realizou a operação ou em que terminal foi efetuada uma venda.

7. Relatórios
Os sistemas de pontos de venda que funcionam na cloud permitem aceder a informações em tempo real. Seja em casa ou até viagem, consegue obter todos os aspetos essenciais do seu negócio: vendas, lucros ou despesas. Não importa onde esteja, terá sempre a informação de que necessita para tomar decisões de negócios baseadas em dados.

8. Contabilidade Simplificada
Um POS ajuda a racionalizar o processo contabilístico. As antigas caixas registadoras obrigam os contabilistas a analisar centenas de recibos. Já com o POS, é possível imprimir relatórios e obter um enorme conjunto de estatísticas muito facilmente. 

Mas a melhor parte é poder obter dados em tempo real. No POS Moloni consegue saber o que faturou num determinado período de tempo e filtrar por tipo de documento, data ou vendedor. É ainda possível saber, por exemplo, quais os documentos pagos ou em dívida.

9. Recibos detalhados
Os sistemas POS fornecem aos seus clientes recibos mais detalhados em vez de apenas um papel com a data e o montante da venda. Na sua conta ficam registados um sem número de dados tais como descrição do artigo, preço ou descontos.

No POS do Moloni consegue ainda personalizar os talões, com o logótipo ou um rodapé com uma mensagem personalizada.

No POS Moloni consegue saber faturou num determinado período de tempo

10. Serviço mais rápido
Gosta de filas de espera? Imaginamos que não. As filas deixam os clientes frustrados, e podem contribuir para que estes voltem a colocar os artigos nas prateleiras. 

Uma solução POS proporciona vendas e movimentos de caixa mais rápidos, especialmente se usar um leitor de códigos de barras para registar os produtos. 

Esta é uma das vantagens da tecnologia POS: aproveitar ao máximo a experiência de caixa para atrair clientes e dar-lhes uma boa impressão da sua marca.

As vantagens do Ponto de Venda não terminam aqui
As soluções POS permitem reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar os resultados. Optar pelo sistema de POS do Moloni resultará num rápido retorno de investimento, tanto em dinheiro como em tempo gasto nas operações do dia-a-dia.

Está pronto para dar um novo impulso ao seu negócio?
Conheça as soluções da Moloni para os Pontos de venda.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!