Blog do Moloni

Aquisição de Equipamentos - Dicas para fazer bons negócios!

Atualizado a

O investimento em equipamentos é uma forma de introduzir competitividade no seu negócio. Veja aqui alguns conselhos sobre a melhor forma de o fazer.

Imagem Blog - Aquisição de equipamentos

O investimento em equipamentos pode aumentar e melhorar a produtividade de uma empresa, a sua capacidade de inovação, fazer um melhor aproveitamento de todos os recursos necessários ao processo produtivo, minimizando redundâncias e desperdícios. No entanto, a escolha dos equipamentos certos precisa de ter em linha de conta as necessidades e disponibilidades da sua empresa de curto e longo prazo para que se evitem alterações à posteriori, que, além de onerosas, se poderão revelar desestruturantes e desestabilizadoras de toda a atividade empresarial.

A aquisição de equipamentos tem ficado sucessivamente mais acessível quer pela disponibilização de equipamentos de custos mais acessíveis por um lado e, por outro, pela redução dos custos de financiamento e de obtenção de capital seja na modalidade de crédito, renting ou aluguer de longa duração.

Para que a aquisição de equipamentos possa mesmo fazer a diferença, considere refletir sobre as seguintes variáveis:

  • Planeamento e avaliação de necessidades - A aquisição de equipamentos é uma boa forma de introduzir inovação nas empresas desde que se saiba a que necessidades esse equipamento vai responder e qual quais os resultados que se esperam retirar da sua utilização. 

  • Obter aconselhamento externo - Dependendo da escala do investimento a efetuar, poderá compensar a contração de serviços de consultoria externa que possam auxiliar a obter melhor informação para o melhor processo de decisão. Este aconselhamento pode ser obtido para todas as fases do processo ou apenas para fazer concretas como a avaliação de necessidades ou as capacidades dos equipamentos em avaliação para responderem determinadas necessidades.

  • ROI (Recuperação de Investimento) - Se a utilização de um equipamento não provocar um um aumento de faturação ou uma diminuição de custos, a respetiva aquisição deverá ser reavaliada. E quanto mais tempo se previr que os proveitos possam demorar a chegar, mais cuidadosa e detalhada deverá ser a avaliação feita. 

  • Formação - Os equipamentos, quando novos, ou de utilização nova da empresa necessitam de um período de formação para que os resultados pretendidos possam ser atingidos deverá ser previsto um período e plano de formação por forma a que todas as capacidades do equipamento possam ser aproveitadas e rentabilizadas. Deverão ser também interiorizadas todas as necessidades de manutenção e cuidados a ter na sua preservação diária;

  • Opte por equipamentos tendencialmente digitais - A seleção de equipamentos e a definição de processos tendencialmente digitais origina vantagens comprovadas, já que permitem, em determinados contextos a monitorização permanente de processos, a aplicação de ações de manutenção preventiva, diminuição dos custos relacionados com mão de obra, etc..

  • Considere equipamentos recondicionados - Ainda que o mercado dos usados seja muito apelativo, garanta sempre condições de garantia, a disponibilidade de assistência e de peças de substituição e se cumpre todas as normas e legislação de enquadramento para a actividade a ser desenvolvida.

  • Pesquise o impacto ambiental - Verifique se o equipamento a adquirir é energeticamente eficiente e qual é a pegada ambiental que a sua utilização vai provocar. Preservar a segurança e o respeito ambiental nas condições de trabalho aumenta a confiança das equipas de trabalho e, consequentemente, melhora o ambiente de trabalho.

E lembre-se que as ferramentas que usa na execução do seu trabalho são muitas vezes utilizadas como elementos de avaliação das suas aptidões profissionais.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!