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5 dicas de marketing para pequenas e médias empresas

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3 minutos de leitura

Desenvolver novas estratégias de marketing para o seu negócio em 2022 é fundamental. O Moloni dá-lhe 5 dicas que vão fazer a diferença no seu negócio.


1. Conheça o seu público-alvo

Uma das dicas de marketing empresarial é ter um segmento de clientes bem definido para agir com eficácia e eficiência. Um dos erros comuns é pensarmos que existe um tipo de marketing por defeito, e que se o seguirmos obtemos bons resultados. Todas as empresas diferem e têm necessidades diferentes perante cada situação.

Perguntas frequentes que devemos fazer sobre o público-alvo:

  • Qual é o seu perfil demográfico?
  • Que serviços usam?
  • Como é que procuram o nosso produto/serviço?

Após obter estas respostas é possível traçar uma persona ideal e desenvolver uma estratégia de marketing focada no público-alvo.

2. Utilize as redes sociais

Atualmente, devido à constante evolução tecnológica, é imprescindível a utilização de redes sociais no seu negócio. Estas são vitais para o crescimento de qualquer empresa, pode expandir os horizontes do seu negócio, reunir novos clientes e manter os atuais.
Pode ainda convencer os clientes expirados a voltar a ingressar no seu negócio, seja por conteúdo relevante, marketing direcionado, ou através das plataformas de e-commerce.

3. Estabeleça uma identidade única

Para que a sua empresa se distinga precisa de ter uma identidade clara e única.


Para isso deve ter em atenção os seguintes pontos:

  • Nome adequado;
  • Logotipo;
  • Slogan;
  • Esquema de cores definido.

Existem várias agências dispostas a elaborar a construção do seu branding.


Quando o logotipo e o nome da empresa estiverem definidos, podem ser utilizados em vários suportes como:

  • Merchandising;
  • Publicidade;
  • Assinaturas digitais;
  • Cartões de visita.

Sendo o objetivo definir a personalidade da marca e visibilidade perante o público-alvo.

4. Tenha um bom website

Se a sua empresa ainda não possui uma página web, está na altura de dar o primeiro passo
Comece com um website simples, com boa navegação e planeado logicamente para que os seus clientes naveguem com facilidade, encontrando o que pretendem.

5. Invista no serviço ao cliente

O atendimento ao cliente é a estratégia de marketing mais barata que existe e na qual se deve investir. 
Se a sua empresa tem um ótimo produto/serviço, mas o atendimento ao cliente é pouco adequado, há uma forte possibilidade de que não sobreviva no mercado.
Manter um cliente ativo é menos dispendioso do que angariar um novo cliente, se o cliente for atendido e gostar do serviço é provável que o recomende.

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