Blog do Moloni

4 dicas para melhorar o seu work-life balance

Atualizado a
2 minutos de leitura

Tem dificuldade em separar a vida profissional da pessoal? Reunimos um conjunto de dicas destinadas a promover o work-life balance.

Nos dias de hoje, com a adesão das empresas ao teletrabalho, torna-se cada vez mais difícil diferenciar a vida pessoal da vida profissional. 

O que é o work-life balance?

O conceito work-life balance é o equilíbrio entre a atividade profissional desempenhada e a vida pessoal. Este equilíbrio contribui para o bem-estar físico e mental do trabalhador e, por consequência, o aumento da sua produtividade.

Dicas que promovem o work-life balance

1. Defina uma rotina de trabalho

Organizar e planear o dia é fundamental para priorizar tarefas. Pode fazê-lo através de uma agenda ou de listas criadas com as tarefas do dia. Através deste planeamento pode obter uma visão global do seu dia e/ou da sua semana, o que faz com que seja mais fácil avaliar individualmente cada uma das tarefas e organizá-las de forma objetiva e produtiva.

2. Evite distrações enquanto trabalha

Conseguir manter o foco ao longo do dia de trabalho pode ser difícil. Uma boa prática é não tratar de assuntos pessoais enquanto trabalha. Evite atender chamadas e desligue as notificações do seu telemóvel para que possa focar-se nas suas tarefas. 

3. Faça pausas

Defina pausas ao longo do dia, a criação de horários regulares promove o work-life balance. Durante o expediente torna-se necessário tirar momentos de pausa para se abstrair do trabalho e voltar com a energia renovada. Nos momentos de pausa aproveite para sair do local de trabalho e procure falar com os colegas e/ou amigos.

4. Valorize o seu tempo

Para além da importância de fazer pausas, também é importante aprender a valorizar o tempo em que não está a trabalhar. Aposte em atividades pós-laborais como caminhadas, ioga, aulas de olaria ou até mesmo investir em voluntariado. Estas atividades podem ser feitas depois de um dia de trabalho ou ao longo do dia, de acordo com o seu horário. O importante é ter tempo para si.

Estas dicas destinam-se a promover o work-life balance para que seja mais fácil estar presente em cada uma das tarefas, aumentando assim a sua produtividade e bem-estar.

Priscila Correia
Priscila Correia
Formada em Ciências da Comunicação, copywriter e criadora de conteúdos na Moloni.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!