Blog do Moloni

O que é a margem de lucro e como calculá-la no seu negócio

Atualizado a

Saber calcular a margem de lucro é indispensável para compreender a evolução do seu negócio. Descubra como a calcular no nosso artigo.

O que é a margem de lucro e como calculá-la no seu negócio

Quando se inicia uma actividade por conta própria há muitos elementos a ter em conta. Um dos mais básicos é a secção económica. Neste caso, vamos falar sobre a margem de lucro numa empresa de serviços, algo mais complexo de calcular do que num negócio à base de venda de produtos.

Assim, deve saber que a margem de lucro é a quantidade de dinheiro que receberá assim que executar o serviço. Devemos sempre falar de montantes líquidos, livres de impostos como o IVA e, claro, de despesas.

Custos

Comecemos por um dos fatores fundamentais: o valor das despesas. A primeira coisa que temos de calcular são os custos de material para oferecer o nosso serviço. Além disso, é conveniente fazer uma lista de todas as despesas mensais que o seu negócio terá, desde o aluguer até às contas da Internet.

Depois de termos esta lista, como explicado pelos peritos do IEBS, teremos de fazer uma média dos serviços que prestamos todos os dias, multiplicando-a pelos dias de trabalho. A seguir, teríamos então de dividir esse custo total pelo número de serviços que oferecemos.

Custo do serviço = Material + Aluguer + Faturas / Nº de serviços mensais

Duas formas de calcular a margem

Depois de termos calculado o nosso custo, saberemos qual será a nossa margem de lucro. Ou seja, a percentagem que o seu negócio obteria depois de terminado.

A primeira e mais rápida forma de o calcular é decidir de antemão qual a percentagem líquida que queremos obter. Assim, teremos simplesmente de multiplicar por 100 o custo do serviço e dividi-lo pela diferença resultante de 100 menos a percentagem que se pretende aplicar. Essa será, por assim dizer, a nossa PVP.

A segunda fórmula baseia-se nos resultados. Ou seja, teremos de calcular o que queremos ganhar e depois dividi-lo para obter o montante exacto que devemos aplicar.

Assim, por exemplo, se quisermos ganhar um salário bruto de 1.500 euros por mês, teríamos de ir buscar o número de serviços mensais que usámos atrás. Depois dividir o salário bruto pelo número de serviços, de modo que se fizermos 200 serviços mensais, a nossa conta deveria ser a divisão de 1.500 por 200, resultando em 7,5 euros. Se o custo do serviço for de 10€, teríamos de cobrar 17,50€ para garantir esse rendimento mensal.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!