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20-05-2020
O que é o Marketing Mix?

Saiba mais sobre este modelo de planificação e decisão das ações de marketing da sua empresa. Quais as áreas a abordar e as decisões a tomar.

Marketing Mix

O marketing mix é um modelo que enumera todas as decisões e ações de marketing para garantir o sucesso de um produto, serviço ou marca no mercado. Este modelo foi inicialmente proposto por Jerome McCarthy, em 1960,  que se baseou em pesquisas anteriores para propôr um conjunto de variáveis, os 4 P’s: A utilização da mnemónica foi largamente responsável pelo sucesso do modelo a nível global e tornou largamente conhecidos o produto, o preço, o ponto de venda e a promoção. Com a utilização deste modelo é possível obter uma noção geral do posicionamento de um produto em particular no mercado em que é comercializado.

A dosagem ótima das diferentes variáveis deve tomar em consideração as caraterísticas do mercado e dos consumidores atuais e potenciais. É esta combinação que vai definir a política comercial da empresa, face à concorrência.

A aplicação das variáveis do marketing mix devem ser aplicadas ao contexto de cada empresa em particular já que, dependendo dos conceitos operativos podemos dizer que as necessidades de marketing de cada empresa são únicas (dependem dos recursos, dos mercados em que operam e largamente dos objetivos que pretendem atingir com a sua atividade), os consumidores pensam por si próprios (não respondendo como marionetas aos estímulos que a empresa possa providenciar) e por fim, que os problemas de marketing são muito complexos requerendo diferentes níveis de análise (sendo esta análise dependente de cada organização).

As decisões tomadas no âmbito deste modelo poderão ter o seguinte âmbito de aplicação:

  • Produto - todos os outputs da empresa que poderão ser produtos, serviços, ideias ou experiências:  
    • A planificação e desenho do produto;
    • As gamas e linhas de produtos;
    • Marcas;
    • Embalagem e etiquetagem;
    • Após venda;
    • devoluções;
    • etc..
  • Preço - É o valor (quantia de dinheiro) que o cliente paga por um produto, podendo também referir-se ao esforço que um cliente faz (tempo, deslocações e outros) para adquirir um produto:

    • Estratégias de preço;
    • Definição de Preço;
    • Retribuição dos canais de venda;
    • Descontos;
    • Termos de pagamento (condições de crédito, formas de pagamento);
  • Ponto de Venda - (do inglês “Place”) - De que forma o cliente poderá ter acesso ao produto/serviço:

    • Estratégias de distribuição;
    • Franchisados e distribuidores;
    • Cobertura de mercados, segmentos de mercado e franjas de mercado;
    • Decisões de localização;
    • Stockagem;
    • Formas de transporte, armazenamento e logística;
  • Promoção - Formas de comunicação e interação com as audiências da empresa:

    • Estratégia de mensagem;
    • Canais;
    • Frequência da mensagem

Este modelo de planeamento e decisão pode também ser aplicado aos canais de comunicação digitais, com as necessárias adaptações, já que a incorporação da internet nas ferramentas de venda desenvolveu-se a possibilidade de interação com cada consumidor em particular através de rastreamento de dados e associação de preferências baseada algoritmos e outras formas de tratamento. 

O marketing mix ajuda à construção de um posicionamento bem sucedido para a sua oferta comercial. Utilize este modelo quando estiver a planificar para um novo mercado ou um novo produto ou quando estiver a avaliar uma oferta já existente para aumentar a eficiente das ações junto do seu mercado-alvo. 

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