ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura

Comunicação de documentos via EDI com a eSPap

Módulo: Documentos
Tipo Novidade
Desde 11-07-2022 (Versão 1.0)

O Moloni passou a disponibilizar um mecanismo de comunicação de documentos entre diferentes entidades, através do Portal da Fatura Eletrónica na Administração Pública – FE-AP.

Para assegurar esta comunicação, o Moloni encontra-se agora integrado, via webservice, com a solução disponibilizada pela eSPap. De momento, é possível a comunicação dos documentos emitidos, sem custos adicionais para o utilizador e sem quaisquer limites por conta.

Para comunicar documentos através da eSPap, o utilizador deverá em primeiro lugar subscrever o respetivo serviço em Configurações > EDI > Configurar. Uma vez terminada essa subscrição, a conta fica pronta para comunicar os documentos emitidos dos seguintes tipos:

  • Faturas;
  • Faturas-recibo;
  • Notas de Crédito;
  • Notas de Débito.

Um documento pode ser comunicado no momento da sua emissão e, posteriormente, através da página de detalhes. Se a empresa possuir uma conta de assinatura digital válida, o documento a comunicar é assinado digitalmente antes de ser enviado.

A consulta do estado de comunicação pode ser efetuada a partir da página de detalhes do documento ou através da listagem com todos os documentos comunicados, em Configurações > EDI > Consultar. Nesta listagem é possível consultar e segmentar os dados dos documentos comunicados (para saber mais clique aqui).

Cada documento comunicado possui um estado de comunicação, que começa como Não Disponível logo após a comunicação do documento. Para um documento sair desse estado, o mesmo tem de ser atualizado pelo utilizador - algo que pode ser feito quer a partir da página de detalhes do documento, quer a partir da listagem do canal de EDI.

Por fim, um documento pode ser comunicado novamente - mas apenas se a comunicação prévia tiver resultado em erro. Esta operação pode ser efetuada também a partir da página de detalhes do documento ou da listagem do canal EDI.

Ligações de Interesse

Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/edi-configuracoes

Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!