ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura

Opção do método de cálculo para arredondamento dos valores

Módulo: Documentos
Tipo Novidade
Desde 16-12-2021 (Versão 1.0)

No dia 30-09-2021, foi lançada uma alteração ao método de cálculo dos documentos, em que o arredondamento dos valores passou a ser efetuado à linha.

A partir de hoje, o Moloni passa a disponibilizar uma opção relativamente ao método de cálculo a utilizar. Desta forma o utilizador pode alterar o método de cálculo a usar na conta em Configurações > Empresa > Documentos > 2. Criação/edição > 2.8. Método de cálculo. Esta configuração possui duas opções:

  • Arredondamento à linha - o cálculo do valor dos impostos é efetuado linha a linha e arredondado da mesma forma. Este método de cálculo garante que o somatório dos totais das linhas com descontos e impostos aplicados (arredondados a duas casas decimais) corresponde, efetivamente, ao total do documento;

  • Arredondamento ao documento - o cálculo de todas as parcelas é feito de forma individual e sem qualquer tipo de arredondamento. São utilizados todos os valores de cada artigo, e não os totais da linha, para o cálculo dos valores totais do documento, sem sofrerem qualquer tipo de arredondamento. Depois os totais do documento sofrem um arredondamento a 2 casas decimais.

Uma vez selecionado o método de cálculo desejado, todos os documentos emitidos passam a respeitar esse método, à exceção da conversão de um único documento. Realçamos de seguida os comportamentos que se podem verificar:

  • Sempre que editar ou duplicar documentos com um método de cálculo diferente, irá ser apresentado um alerta a informar que alguns valores poderão estar ligeiramente diferentes;

  • De carácter excecional, ao converter um único documento, tem a possibilidade de manter o método utilizado no documento de origem ou continuar a emissão do documento de acordo com o método seleccionado na conta;

  • Ao converter vários documentos, irá ser apresentado um alerta que identifica os documentos emitidos com um método diferente do atualmente selecionado na conta. Neste caso concreto, tem a possibilidade de remover o relacionamento de um ou todos os documentos nessas condições

Todas as consultas e exportações que sejam efetuadas no Moloni e que contenham documentos irão apresentar os valores de acordo com o método de cálculo definido em cada documento.

Por fim, é possível consultar o método utilizado num documento. Para isso basta aceder à tab Histórico do documento presente no detalhe, e consultar os detalhes da ação Inserir documento.

Ligações de Interesse

Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/como-escolher-o-metodo-de-calculo-dos-documentos

Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!