ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura
16-12-2020
Foto de perfil

Canal de Contagens de existências

Módulo: Stocks - Contagens de existências
Tipo Novidade
Desde 04-12-2020 (Versão 1.0)

Com a disponibilização aos utilizadores da aplicação móvel Moloni Stocks, que permite efetuar contagens de stocks dos artigos presentes na sua empresa, foi criado um novo canal na sua Área de Cliente (AC) do Moloni para poder organizar e sincronizar a informação recolhida pela aplicação.

Este novo módulo Contagens de existências tem como objetivo fornecer aos utilizadores uma série de ferramentas de gestão das contagens de stocks efetuadas pela APP. Este módulo é acedido a partir do menu Tabelas, clicando depois em Contagens de Existências.

A página inicial do módulo apresenta a listagem de contagens, onde são apresentadas todas as contagens da conta criadas na aplicação. Para cada uma delas são apresentados detalhes como o título, as datas de início e de fim da contagem, a duração, o operador responsável, o número de sessões e o estado da contagem. Uma contagem pode assumir três estados:

  • Aberto: a contagem está a decorrer;
  • Fechado: a contagem foi terminada;
  • Sincronizado: os artigos lidos nas diversas sessões da contagem foram organizados pelo armazém, se existir, e foi calculado o somatório do valor de stock lido pela APP.

Cada contagem pode conter várias sessões e, em cada contagem, o utilizador pode aceder à respetiva listagem de sessões. Nesta página são apresentados detalhes como o título, as datas de início e de fim, a duração, o armazém, o operador responsável pela sessão, o terminal usado, o número de leituras e o estado da sessão. Uma sessão pode-se encontrar em três estados: aberto, fechado e em uso.

Cada sessão pode ter registadas várias leituras, em que cada leitura corresponde a um artigo distinto. Assim, para cada sessão, o utilizador pode aceder à listagem de leituras onde são apresentados o nome e categoria do artigo, a referência, o código de barras, o operador responsável pela leitura, a data da mesma, observações que tenham sido registadas e a quantidade lida.

Em cada contagem o utilizador pode também aceder à página de Detalhes da contagem, clicando para isso no ícone correspondente (lupa). Nesta página pode selecionar um de dois tipos de listagem disponíveis: artigos ou categorias. De acordo com esta opção serão listados todos os artigos que foram lidos durante a mesma ou todas as categorias de artigos onde foram registadas leituras, respetivamente. Ao clicar em cada um dos artigos é apresentada uma tabela com todas as sessões onde existem registos. Se estiver no tipo de listagem por categorias, ao clicar na categoria serão listados todos os artigos lidos que pertencem à mesma.

Além de todas as listagens referidas, o grande foco deste módulo é permitir a sincronização dos stocks dos artigos lidos pela APP. Nesse sentido foi necessário criar três tipos de documentos de movimento de stock, que são gerados automaticamente de acordo com as várias opções de sincronização disponíveis. Os documentos criados correspondem a:

  • Entrada de inventário: origina um movimento de entrada de stock;
  • Saída de inventário: origina um movimento de saída de stock;
  • Nota de quebra: origina um movimento de saída de stock.

Para uma contagem com o estado fechado é disponibilizada a opção para sincronizar a mesma (ícone setas circulares). Ao clicar nesta opção são somados todos os valores de stock registados para cada um dos artigos, agrupados por armazém, se existirem, e o resultado desta operação é apresentado na listagem de Sincronização da contagem. Nesta página, para cada um dos registos, é indicado o valor de stock atualmente na AC (global e no armazém) e o valor lido pela APP. Depois tem três opções de sincronização disponíveis:

  • Manter quantidade atual: a quantidade do artigo atualmente registada na AC é mantida, sendo descartada a quantidade do artigo lida durante a contagem;
  • Manter quantidade lida: é inserido um documento de saída de inventário/nota de quebra ou de entrada de inventário (conforme o movimento de stock necessário) para que o valor de stock na AC passe a corresponder ao valor de stock lido pela APP para o artigo, no respetivo armazém. Nos casos em que tem que ser inserido um documento de saída de stock é apresentada uma janela para selecionar o documento que pretende: saída de inventário ou nota de quebra;
  • Inserir quantidade pretendida: neste cenário tem disponível um campo para introduzir um valor de quantidade e quatro opções para selecionar:
    • Stock final: com esta opção selecionada vai ser inserido o tipo de documento de stock necessário para que o valor de stock na AC corresponda à quantidade indicada;
    • Entrada de inventário: vai ser inserido este tipo de documento dando origem a um movimento de entrada de stock na quantidade que indicou;
    • Saída de inventário: vai ser inserido este tipo de documento dando origem a um movimento de saída de stock na quantidade que indicou;
    • Nota de quebra: vai ser inserido este tipo de documento dando origem a um movimento de saída de stock na quantidade que indicou.

Estas opções de sincronização podem ser aplicadas a cada um dos artigos listados, individualmente ou a vários artigos selecionados em simultâneo. Pode também aplicar a mesma opção de sincronização a todos os artigos, por página, clicando na coluna correspondente à opção pretendida. Adicionalmente, é disponibilizada ao utilizador a opção de alterar a quantidade de artigos que são listados por página, bastando para isso selecionar a quantidade pretendida no seletor "Qtd." que se encontra ao lado do paginador.

A partir do momento em que pelo menos um dos artigos se encontra no estado sincronizado ou que foi inserido algum documento de stock, na listagem de contagens tem disponível um novo ícone para aceder à página de Detalhes da sincronização. Nesta página são apresentados os artigos que cumprem as condições indicadas e clicando nos mesmos é apresentada uma tabela com várias informações, nomeadamente com os documentos de stock inseridos até ao momento. Também pode ver a informação nesta página organizada por categorias de artigos.

Para todas as páginas referidas estão disponíveis várias opções para exportação dos dados nos formatos PDF e CSV, bem como diversas opções de segmentação dos dados listados.

Nota: A opção para Segmentar por Operador/Utilizador nas páginas de listagem de contagens, listagem de sessões, listagem de artigos e detalhes da sincronização encontra-se ocultada para a empresa de demonstração.

Ligações de Interesse

Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/como-consultar-as-minhas-contagens-de-existencias

Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!