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50 pequenos passos para um salto gigante
Publicado a 07-11-2012
O Moloni continua a evoluir! Tem sido fantástica a reação dos nossos clientes que assiduamente nos comunicam as suas necessidades e o que gostariam de ver aplicado no Moloni.
Como prova disso chegámos aos 50 updates, dos quais destacamos as novas funcionalidades, mudanças de servidor, correções e pequenas afinações para que o Moloni nunca falhe.
Queremos agradecer a todos, e em especial aos Pioneiros Moloni, que nos fizeram chegar sempre sugestões de qualidade e que permitiram ao Moloni evoluir no conceito de excelência que pretendemos atingir.
Importação do SAFT-PT
- Na importação dos documentos a partir do SAFT-PT que sejam do tipo 'Vendas a Dinheiro', o seu saldo já fica conciliado logo na importação;
- Correcção no mecanismo de organizar artigos pós-importação do SAFT. Sempre que queríamos aplicar um preço com casas decimais a todos os artigos, não recolhia as casa decimais.
Eventos/Avenças
- Já é possível gerar automaticamente uma Avença a partir de outra Avença;
- Correção na numeração automatica dos documentos gerados pelo Moloni (Numeração sequencial dentro da mesma série gerava um problema na numeração em determinadas situações);
Artigos
- Já é possível exportar listagens de Artigos em formato CSV. Passou a ser possível exportar todos os artigos, ou então família a família. Para saber mais sobre esta funcionalidade visite https://www.moloni.com/support/index.php?action=getFaqDetail&id=131;
- Já pode inserir preços nos artigos com os Impostos (O mais usual é com o IVA aplicado), que o Moloni faz as contas necessárias para determinar o preço sem IVA;
- Corrigido um bug no preço de custo dos artigos (Separador Fornecedores), que sempre que fosse inferior a 1 euro e o separador das casas decimais fosse uma vírgula, não assumia o valor/linha adicionado;
- A pesquisa dos artigos (Template de listagem dos artigos e nos documentos) já devolve o preço de custo mais baixo na listagem;
- Afinação nos templates de pesquisa do artigos (Passou a ter o stock na pesquisa rápida);
- Corrigido bug do calculo do preço com IVA nos artigos que era duplicados.
Documentos
- Já existe uma opção na configuração da empresa para imprimir os dados sobre o capital social e conservatória do registo comercial da empresa no rodapé. Desta forma, já não aparece no topo, junto ao logótipo. Para ativar esta opção basta ir ao menu 'Configurações' » "Empresa", separador "Documentos & E-mails";
- O texto que está definido no campo "Rodapé dos Documentos", já é impresso em todos os documentos;
- A taxa de imposto aplicado a cada linha de artigo, se for do tipo IVA, já formata o número para não ter casas decimais;
- Os descontos iguais a 0 (zero) na linha do artigo de um documento, aparecem como '---', em vez de 0,00%;
- O campo da unidade, sempre que não tiver casas decimais, coloca apenas o número inteiro, mas se tiver casas decimais, continua a apresentar. Assim sendo, se colocarmos 5 na quantidade, imprime 5, mas se colocarmos 1,234, irá imprimir 1,234;
- Corrigido o problemas que imprimia o simbolo do euro no resumo de um artigo num documento como "?";
- Já é permitido inserir qualquer documento de fornecedor com as datas não ordenadas cronologicamente (Iguais ou superiores à do documento anterior);
- Implementada a pesquisa nos documentos que procura nos seguintes campos: Número, nome do cliente, contribuinte, morada, valor líquido do documento, observações, nossa referência, referência do cliente/fornecedor;
Paralelamente à pesquisa nos campos do documento, também pesquisa nos artigos de cada documento, sendo possível pesquisar nos campos de cada linha: Referência do artigo/produto, EAN, título e resumo; - O tempo limite para download de um documento enviado por e-mail passou de 10 para 90 dias;
- Sempre que um download de um documento for feito, registamos um log, que poderá ser consultado no histórico do documento (A Implementar). No entanto todos os dados do envio e download já estão a ser guardados desde o dia 26-09-2012;
- Alterar configurações da empresa/faturação que irão permitir configurar nos documentos:
- Mostrar/ocultar documentos relacionados nos documentos de Venda
- Mostrar/ocultar contactos telefónicos nos documentos de Venda
- Mostrar/ocultar valores dos artigos nas Guias de Remessa
- Separar a série do número do documento nos Documentos de Venda
- Já é possível converter Guias de Transporte em Fatura, Fatura Pró-Forma, Guia de Consignação, Guia de Remessa e Venda a Dinheiro;
- No resumo das contas dos documentos, caso seja aplicada alguma Retenção na Fonte, já aparece o nome da Retenção, em vez da palavra 'Retenção' que era genérica e não indicava que tipo de retenção era aplicada ao documento;
- Nos documentos de Venda (Faturas, Notas de Crédito, vendas a Dinheiro, Notas de Débito, Guias de Remessa e Saldos Migrados) já é possível definir o vendedor. Foi activado o sistema que já acontece nos clientes ao criar um documento, e ao escolher um cliente que tenha um vendedor associado, preenche logo a combo e valor da comissão no documento. Já guarda o valor junto com o documento. Depois já é possível listar vendas por vendedor com base nos documentos, e saber quais as comissões a pagar;
- Correcção de Bug na edição de documentos quando estavam fechados e alterava a numeração.
Este bug ocorria nos documentos do tipo Avenças, Faturas Pró-Forma, Orçamentos, Guias de Transporte e Guias de Consignação; - Na janela dos documentos relacionados, o campo da referência do documento importado já aparece tanto na listagem onde se escolhem os documentos (No overlay que aparece por cima com fundo a negro), como na própria listagem dos documentos depois de escolhidos;
- Ao escolher/activar uma check-Box na listagem dos documentos relacionados, activa automaticamente o campo e preenche com o valor total do documento ou em falta para conciliar;
- Já é possível converter uma Nota de Débito numa Nota de Crédito, bem como relacionar uma Nota de Crédito com Notas de Débito nos documentos relacionados da Nota de Crédito;
- Nos Orçamentos e Fatura Pró-forma é possível fazer uma atualização a um documento antigo, sem ser necessário meter uma data mais recente;
- Já é possível eliminar documentos que nao estejam no SAFT (Faturas de fornecedores, orçamentos, faturas pro-forma, entre outros), desde que nao existam nenhuns documentos ligados a ele;
- Corrigido erro que aconteceia a fechar um orçamento ou fatura pró-forma que estava em rascunho, e que ficava na mesma com a numeração de rascunho, mas com o estado alterado para fechado;
Consultas
- Na Listagem de Pendentes, foi incluído o código do cliente (Versão HTML, PDF e CSV);
- Criada uma nova listagem: Listagem de documentos (Todos os tipos), seja de fornecedor ou de cliente.
Para aceder a esta funcionalidade vá ao menu 'Consultas' e depois no Grupo das Vendas ou Compras escolher a opção 'Listagem de Documentos'. Nesta filtragem poderá escolher o intervalo de tempo, por cliente (Ou todos) por documento ou por série, e mandar filtrar. As filtragens podem também ser exportadas para CSV (Folha de cálculo) e PDF; - Updates em 5 tipos de consultas (Extrato de Vendas, Mapas de IVA, Histórico de Clientes, Encontro de IVA e Mapa de Retenções) com aplicação do novo template com as filtragens em modo de acórdeão;
- Corrigido um bug nos Mapas de IVAS e Encontro de IVA com as séries;
- Atualizações às traduções em todos os templates (Nos 3 idiomas) do Menu Consultas;
- Passou a poder ser configurada a visualização das colunas das Incidências e Totais do Mapa de Encontro de IVAs, tal como já acontece noutros templates. Por defeito ficaram escondidas;
- Nas listagem do Extrato de Vendas apareceu mais uma coluna com o valor dos descontos e mudamos o nome da coluna valor total para 'Total Liquido', para não levantar confusão na cabeça das pessoas. Alterado também no CSV exportado e PDF;
- Ainda nas listagens do Extrato de Vendas, passou a existir um resumo dos documentos listados na coluna do lado direito, para ser mais fácil aceder aos resultados gerais do que estamos a listar;
- Afinação do template e mecanismo de pesquisa dos artigos nas filtragens na Análise de Vendas e Compras;
Clientes/fornecedores
- Sempre que um fornecedor ou cliente tem valor pendente/em falta no saldo, já existe um link para a Listagem de Pendentes, que filtra logo a listagem pelo fornecedor/cliente em questão.
- Corrigido um bug que era gerado quando tentamos alterar a ficha de fornecedor e dá erro de número e contribuinte vazios, quando na realidade não estão;
- Existe facturas por liquidar dos fornecedores, mas o montante em dívida na tabela de fornecedor continuava a 0,00€.
- Afinação e novos campos da listagem dos clientes no formato CSV;
- Passou a poder ter um vendedor associado a cada cliente;
- Afinada a pesquisa rápida de clientes para mostrar vendedor na listagem;
- Nova coluna de 'Vendedores' na listagem dos clientes, exportação em CSV e PDF
Listagens/Consultas de Pendentes
- Nas listagens de fornecedores e clientes, passou a aparecer a referência do fornecedor (n.º da factura) e a coluna passou a ser configurável para aparecer ou não. Por defeito a coluna da Refª do fornecedor/cliente, está invisível, mas pode ser ativada.
- Corrigido um bug na filtragem por datas e passou a existir nova funcionalidade para filtrar os documentos em dívida 'À Data de Hoje', que permite que em 2 cliques os utilizadores fiqem a saber o que está em falta no pagamento à data atual;
- Afinação da exportação para CSV e PDF da listagem dos pendentes;
Vendedores
- Implementação do canal Vendedores, acessível através do menu 'Tabelas'; É possível definir vendedores com vários campos (Identificação, comissão), editar, apagra e exportar para CSV ou PDF;
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