Blog do Moloni

Lean Management - A arte de não desperdiçar

Atualizado a

Sabe de que forma as metodologias Lean podem ser aplicadas à gestão? Faça aqui a sua abordagem inicial a este temática.

Lean Management - Imagem Blog

A metodologia Lean enquanto filosofia de gestão tem vindo a dar provas e a ganhar adeptos nas mais variadas áreas de trabalho e nas mais diversas formas de aplicação. Originalmente aplicada às tarefas de produção industrial pela aplicação da Toyota Production System (TPS), as metodologias Lean têm extravasado as linhas de produção e sido aplicadas com bastante sucesso a novos setores de atividade assim como às várias áreas operativas e funcionais de uma dada empresa. Resultado desta evolução vemos surgir expressões como Lean Production, Lean Services, Lean Management, Lean Startups, etc..

Os princípios subjacentes a cada um destes temas são muito similares, partilhando ferramentas e métodos de aplicação, e têm como objetivos também comuns capacitar as empresas para o melhor aproveitamento dos seus recursos aumentando, por consequência, as suas vantagens competitivas e a forma como fazem chegar as necessidades e preferências do mercado aos produtos e serviços de prestam.

A organização da empresa segundo a metodologia Lean tem como objetivo a criação de sustentabilidade de longo prazo para a empresa baseado no alinhamento da satisfação dos mercados com a satisfação dos recursos humanos organizacionais oferecendo produtos e serviços inovadores com vantagens para quem produz e para quem utiliza utilizando um mínimo de recursos alocados com um mínimo de pegada ambiental possível. 

Entre os princípios subjacentes a esta filosofia de gestão podemos encontrar:

  • Definição de um mínimo de tarefas para atingir determinado resultado;

  • Priorizar e ordenar todas as tarefas por forma a que haja um mínimo de quebra dos fluxos operativos;

  • Obter os contributos de várias pessoas de diferentes tarefas e formações para a execução de uma tarefa específica;

  • Estimulação de uma cultura de melhoria contínua dentro de todas as áreas da empresa.

A filosofia Lean implica a mudança de comportamento dos recursos humanos que deverão saber reconhecer e expor tudo o que se revelar excessivo para um determinado resultado e instados a partilhar novas experiências e novas formas de fazer as mesmas coisas. A cadeia de valor associada ao produto ou ao serviço integra e articula atividades, recursos e pessoas através da metodologia PDCA - do inglês - Plan, Do, Check, Act, que, numa tradução livre poderá ser traduzido por planeie, execute, analise e implemente. Este modelo pode ser aplicado à mais ínfima das tarefas havendo sempre a possibilidade de melhoria e de incorporação de valor tendente à obtenção de um melhor resultado final ou de um maior nível de valor a ser entregue ao cliente.

As várias fases deste método podem ser assim descritas:

  • Planeie - Crie um plano para a mudança, identificando especificamente o que é que pretende mudar. Defina as etapas necessárias a essa mudança tendo em vista o resultado pretendido da mudança;
  • Execute - Desenvolva as atividades e tarefas planeadas no ambiente de teste, em condições controladas ou numa escala que não permita a generalização dos resultados;
  • Analise - Escalpele os resultados do seu teste. O que é que foi melhorado relativamente ao processo original. Se não houve quaisquer melhorias ou ganhos, descarte todo o processo e regresse à etapa de planeamento;
  • Implemente - Introduza as alterações verificadas numa maior escala de forma a que o resultado fique generalizado a toda a organização.
Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!