Bem-vindo ao blog Moloni
Aqui vamos colocar novidades sobre o Moloni e o mundo da faturação online.
19-06-2020
Just in time - Poupe nos seus custos logísticos

As empresas de produção de bens têm na movimentação de mercadorias um desafio para o qual buscam estratégias  de melhoria de procedimentos. Conheça aqui o "Just in Time".

Just in time - Imagem Blog

A gestão de stocks é desafiante para as empresas de produção e comercialização de bens, nos mais diversos setores de atividade já que geralmente representa um equilíbrio entre objetivos que são mutuamente excludentes:

  • Ter o máximo possível de produtos disponível para o cliente gerando um fluxo contínuo de produtos para o mercado;
  • Conservarem os níveis de produção estáveis apesar das flutuações de mercado;
  • Manterem os custos de stockagem e outras despesas logísticas no mínimo possível;

A técnica Just In Time (JIT) tem por objetivo ideal a eliminação de stocks ao ponto em que a receção de matérias primas e mercadorias e a expedição de produtos acabados seja encarado como mercadorias em trânsito. Este princípio requer um encadeamento de processos que elimine o tempo de inativação dos produtos para que sejam de seguida e automaticamente incorporados na fase de produção seguinte até que chegue ao mercado ou ao consumidor.

A efetivação de operações logísticas através da metodologia JIT pode também ser combinada com uma estratégia pull, ou seja, controlada pela procura em que o agente que está a jusante no processo de fornecimento sinaliza ao agente seguinte a necessidade de mais fornecimento.

Trabalhar nestes objetivos depende de de um conjunto de indicadores que variam de empresa para empresa mas, geralmente, podem ser apontados: saber quais as mercadorias e matérias primas, o momento preciso da encomenda e com o máximo de precisão possível o da entrega, medidas técnicas e organizativas adequadas à monitorização das mercadorias em trânsito, que permitam um máximo de flexibilidade em todo o processo produtivo.

O JIT é utilizado num primeiro momento para o controlo de matérias primas em que a stockagem apenas deverá ser calculada em função dos atrasos do fornecedor, num segundo momento nos trabalhos em curso em que deverá ser mantido em stock apenas o essencial para uma quebra específica ou geral de produção, por greves, quebras de energia ou outras razões e, por fim, num terceiro momento, para os bens acabados em que os stocks são mantidos apenas como forma de antevisão das flutuações de mercado.

As principais vantagens que podem ser apontadas à utilização das metodologias JIT são:

  • A redução de desperdício com o aumento dos produtos ótimos entregues, aumentando a satisfação do cliente;
  • Libertação do espaço utilizado para stockagem de produtos que pode ser alocado a outras operações, inclusivé como forma de obtenção de receitas adicionais para a empresa, nomeadamente através de arrendamento ou aluguer;
  • Os tempos de atividade por unidade são reduzidos, obtendo um aumento na capacidade de produção da empresa podendo também ser considerada um aumento da flexibilidade de resposta ao cliente e outras formas de adaptação ao mercado;
  • Os custos financeiros associados ao processo de stockagem são fortemente diminuídos sendo libertados para outras necessidades da empresa ou inclusivé como ganhos para acionistas e outros stakeholders;

No entanto, há alguns aspetos que podem ser considerados condicionantes a utilização desta metodologia. São eles:

  • A adoção da metodologia através de um sistema integrado que faça a coordenação geral e vertical de todo o sistema pode ter custos de implementação avultados;
  • Envolve um maior risco relacionado com as cadeias de fornecimento já que desaparece a segurança dos produtos que são controlados pela organização para passarem a ser usados produtos controlados por entidades terceiras.
  • Há uma maior tendência para a diminuição dos custos laborais e precarização dos vínculos laborais já que tendem a ser adotados vínculos laborais mais flexíveis como a subcontratação e a contração a termo.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2020 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito