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Análise PESTEL - Saiba o que é e como aplicá-la à sua empresa!

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Veja aqui a definição e os elementos constituintes de uma análise PESTAL e de que forma poderá contribuir para o contexto operativo da sua empresa.

Imagem PESTEL

PESTEL é um acrónimo inglês que identifica os aspetos que devem ser abordados numa abordagem macro económica externa à empresa e que corresponde em português a PESTAL. Na variante portuguesa as variáveis abordadas são: Política, Económica, Social, Tecnológica. Ambiental e Legal. Sendo considerado parte integrante da gestão estratrégica da empresa, é atendendo aos resultados deste modelo de análise que o empresário decide quais as ações a tomar para que a sua organização atinja determinados resultados.

A análise ao contexto da empresa inclui todos os factores externos à empresa pelo que a realização de uma análise de forças e fraquezas em cada uma destas variáveis contribui para um processo de decisão preciso e com resultados exatos e mensuráveis.

Apresentamos uma breve análise de cada um dos fatores:

  • Fatores Políticos - É a representação de como o governo intervém nas questões económicas nomeadamente através da produção legislativa na área de impostos, trabalho, ambiente, condições impostas à atividade comercial e a maneira como estas leis se mantêm ou evoluem temporalmente. O papel político pode ainda alargar-se a um conjunto de bens e serviços que sejam considerados como estratégicos para o desenvolvimento dos posicionamento do país pelo apoio governamental a eventos e pela execução de ações de diplomacia económica. Ao contrário, produtos e serviços que seja opostos a esta construção de posicionamento, mesmo não tendo oposição legislativa concreta, poderão ter que lidar com a imagem negativa politicamente induzida;
  • Fatores Económicos - Incluem-se aqui os fatores ditados pelo mercado e que podem afetar a atividade da empresa, como sejam os inicadores de produtividade e de crescimento económico, taxas de juro e inflação, custo da energia, etc.. Por exemplo, numa empresa que necessite de ir ao mercado financiar-se para expandir instalações ou começar a exportar para um novo mercado, as taxas de juro terão influência direta no sucesso da operação assim como uma empresa que tenha a sua atividade assente em bens e/ou serviços provenientes de mercados cambiais diferentes, a taxa de juro será um fator determinante;
  • Fatores Sociais - Caracterizam-se pela envolvente humana e os respetivos comportamentos. Incluem-se aqui a pirâmide etária, as taxas de crescimento da população, as motivações face ao emprego e ao consumo, a tolerância ao risco e a abertura a inovações. Por exemplo uma população mais idosa pode trazer mais tolerância ao risco que mitiga pela própria experiência de consumo, mas pode estar menos receptiva a inovações;
  • Fatores tecnológicos - A introdução de novas tecnologias no mercado, vai afetar a criação de novas ofertas acessórias, o investimento e custos de produção das empresas que as incorporem bem como a qualidade dos bens e serviços produzidos.
  • Fatores Ambientais - Compreendem-se nesta classificação as alterações impostas pela adaptação às alterações climáticas e meteorológicas e à forma como estas estão a afetar particularmente a agricultura, o turismo, etc.. afetando a oferta da indústria seguradora 
  • Fatores Legais - São aqui incluídas todas as peças legislativas que impliquem diretamente com o funcionamento da empresa como seja a elaboração de contratos, a obrigação de report fiscal, a traceabilidade de produtos de saúde, etc..

Torna-se estrategicamente importante para qualquer empresa (e, ainda mais para as pequenas e médias empresas) identificar as respetivas capacidades à luz deste modelo de análise incorporando também o pensamento do empresário na abordagem aos fatores referenciados.

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