Blog do Moloni

Dia Internacional da Língua Materna

Atualizado a
2 minutos de leitura

O Dia Internacional da Língua Materna é uma oportunidade para refletir sobre a importância do português como língua materna para milhões de pessoas em todo o mundo.

O Dia Internacional da Língua Materna, celebrado em 21 de fevereiro, foi estabelecido pela UNESCO para promover a diversidade linguística e cultural e destacar a importância das línguas maternas como elementos fundamentais da identidade cultural e da comunicação. A celebração tem como objetivo incentivar o uso e a preservação das línguas maternas em todo o mundo.

No contexto da língua portuguesa, o Dia Internacional da Língua Materna é uma oportunidade para refletir sobre a importância do português como língua materna para milhões de pessoas em todo o mundo. O português é a língua oficial de vários países, incluindo Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Além disso, é falado por muitas comunidades em diversos outros lugares devido à migração.

A celebração desta data permite destacar a diversidade de variantes do português, bem como as diferentes expressões culturais e identidades associadas a essa língua. Também é uma oportunidade para promover o ensino e a preservação do português como língua materna, tanto nos países onde é oficial quanto nas comunidades de falantes de português ao redor do mundo.

É importante reconhecer e valorizar as línguas maternas como veículos essenciais para a preservação da cultura, a transmissão de conhecimento e a promoção da diversidade linguística. O Dia Internacional da Língua Materna destaca a relevância dessas línguas na construção de sociedades mais inclusivas e no fortalecimento das identidades culturais.

Joana Garcia
Joana Garcia
Copywriter e Content Writer na Moloni, a Joana é apaixonada por comunicação. Adora viajar e não começa o dia sem um bom café.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!