Bem-vindo ao blog Moloni
Aqui vamos colocar novidades sobre o Moloni e o mundo da faturação online.
22-05-2020
O ciclo de vida dos produtos - O que é e para que serve?

Consulte aqui informação sobre as fases de progressão de um produto no mercado e as decisões que deverão ser tomadas para maximização de resultados.

Ciclo de Produtos

De uma forma muito breve, podemos definir o ciclo de vida pelo percurso seguido por um produto desde o seu lançamento até que atinja a maturidade, passe de moda ou seja ultrapassado e as consequências desse percurso na evolução do volume da procura total. A definição da curva do ciclo de vida permite situar um produto no tempo e prever a procura futura. Assim, é possível determinar os momentos apropriados para modificar os produtos ou lançar no mercado um artigo que o substitua.

As diversas fases do ciclo de vida podem ser geríveis por um conjunto de objetivos que serão necessariamente diferentes de empresa como a redução do espaço de tempo necessário à colocação de um produto no mercado nas ações geralmente atribuídas à pesquisa e desenvolvimento, como a prototipagem por exemplo, e a definição dos recursos necessários à execução de cada uma das fases pela alocação de pessoas e definição de processos.

Assim, a vida de um produto pode ser analisada em diversas fases que começam no lançamento, passando ao crescimento, depois à maturidade e, por fim, ao declínio. Cada uma destas fases tem caraterísticas muito próprias que originam também um conjunto de ações e decisões por parte da empresa para a otimização de resultados em cada uma dessas etapas. Podemos assim caracterizar as várias etapas:

  • Lançamento - Caracteriza-se por um baixo número de unidades vendidas e custos de produção elevados pelo que não são de esperar lucros nesta fase. Os produtos são apenas adquiridos pelos adotantes iniciais, ou seja, os clientes geralmente mais atentos às inovações do mercado e mais dispostos a correr riscos por uma questão de exposição social, pelo que a distribuição é feita por canais seletivos para segmentos de mercado pré determinados. Por fim, a comunicação é essencialmente feita através de promoção para envolvimento individualizado e muito pouco por publicidade genérica;
  • Crescimento - Nesta fase as vendas crescem a bom ritmo e os custos de produção diminuem por cada produto colocado no mercado. São eliminados erros detetados nas unidades iniciais o que leva a uma diminuição do desperdício e aumento de lucros. A empresa tenta maximizar a quota de mercado para o seu produto pela aplicação de estratégias de penetração pelo preço, por produtos aumentados com acessórios ou com serviços associados e por uma estratégia de definição intensiva. A comunicação é maioritariamente feita por publicidade dirigida à totalidade do mercado;
  • Maturidade - É neste ponto que as vendas atingem o seu auge e se começam a denotar os primeiros sinais de declínio. Os custos de produção atingem o valor mínimo possível o que faz com que a margem de contribuição de cada produto seja máxima. A empresa tenta aproveitar todos os investimentos feitos na fase de crescimento mantendo um nível de investimento mínimo para a manutenção do nível de vendas e da quota de mercado. Nesta fase os cliente tendem a fazer compra por comparação com outros produtos concorrentes no mercado. A comunicação centra-se no destaque da marca e a distribuição assume também um papel relevante ao fazer destaques do produto face à concorrência no local de vendas;
  • Declínio - Apesar de de manter o custo tendencialmente baixo por cada unidade vendida, os lucros começam também a descer porque as vendas começam também a ser mais baixas. Os consumidores que agora compram o produto são os que têm aversão ao risco já que apenas optam por produtos que tenham já provas dadas no mercado. A distribuição volta a ser seletiva destinada a esta tipologia de consumidores e a comunicação é muito reduzida e tem apenas como objetivo manter os níveis de lealdade e fidelidade de consumidores antigos.

A definição das várias fases do ciclo de vida de produtos determinam um conjunto de ações e reações por parte da empresa que se revelam determinantes na maximização dos resultados.

Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2020 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito