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24-03-2020
Diminuir custos - Estratégias para as poupanças na sua empresa

Face ao contexto atual, torna-se essencial para as empresas conhecerem formas de poupança. Descubra algumas dessas estratégias no nosso artigo.

Quais as melhores estratégias de poupança?

Gerir um orçamento empresarial de acordo com uma estratégia financeira vocacionada para o desenvolvimento e crescimento sustentado da empresa é uma boa prática de gestão corrente que permite aos gestores a alocação de recursos a determinados gastos segundo as previsões de receitas.

No entanto há eventos que, pela sua imprevisibilidade escapam ao controlo do gestor e podem introduzir um grau maior ou menor de incerteza na execução dos números planificados. Para combater esta incerteza, a planificação deverá ter um grau de flexibilidade baseado na redução de custos que deverá ser encarada como uma tarefa de toda a empresa.

Apresentamos abaixo algumas sugestões de poupança que deverão ser consideradas à luz de cada realidade empresarial:

  • Reveja os seus contratos de Fornecimento - Com o tempo e a constante introdução de vantagens concorrenciais pela grande maioria das empresas, há contratos que passam a estar desatualizados, ou seja, não estão otimizados de acordo com as condições de mercado. Dê uma especial atenção aos contratos que se auto renovam como é o caso das utilidades (comunicações, energia e seguros, por exemplo);

  • Altere (na medida do possível) a estrutura de custos da sua empresa - Transforme custos fixos em custos variáveis, isto é, faça depender custos do volume de produção. Neste caminho, deverá, por exemplo concentrar a sua massa salarial nas funções-base da empresa apostando no conhecimento e experiência e tentando externalizar todas as funções não essenciais, avaliando, em cada caso a necessidade da sua manutenção;

  • Flexibilize a sua relação com clientes (mas apenas com os que interessam) - Estabeleça um procedimento que permite regular o crédito concedido a clientes através de moratórias a pagamentos devidos ou prolongamento de prazos de pagamento de acordo com o grau de risco de cada cliente e com o relacionamento histórico que este mantém com a sua empresa.
    A partir desta definição e consoante os níveis de risco estabelecidos, considere uma maior flexibilidade com os clientes de maior volume de transações ou maior nível de relacionamento. Pelo contrário, poderá ter uma maior inflexibilidade para clientes com um historial menor ou que apresentem mais riscos de pagamento.

Estas sugestões, poderão adquirir uma maior ou menor grau de preponderância e de um caráter mais pontual ou duradouro consoante as necessidades de tesouraria da empresa ou o conjunto de circunstâncias mais ou menos pontuais que a empresa atravesse.

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