ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura

Adicionados novos campos para a importação/atualização de artigos

Módulo: Tabelas - Importação XLS/CSV
Tipo Novidade
Desde 09-11-2022 (Versão 1.0)

Importar novos artigos para o Moloni ou atualizar os que já existem é muito fácil e pode fazê-lo através de um ficheiro XLS, XLSX ou CSV. 

Para que o processo de importação ou atualização seja ainda mais completo, adicionámos novas opções para as colunas dos artigos, dando a possibilidade de agora inserir/atualizar também os seguintes parâmetros de um artigo: 

  • Artigo favorito do POS 
    Passou a ser possível definir se um artigo deverá aparecer como favorito no POS ou não. Para que seja favorito, pode ser enviado o valor (1 ou "sim"). Caso seja enviado outro valor, o artigo é importado como não sendo favorito. 

  • Três níveis de categorias de artigos
    Até ao momento, era possível escolher qual a categoria do artigo, mas a importação/atualização era feita com base só no nome da categoria, não tendo em conta uma possível "árvore" de categorias.
    Passou a ser possível inserir um artigo numa árvore de categorias até um máximo de 3 níveis. 

  • Impostos do tipo IVA
    Até ao momento todos os artigos importados eram criados com o imposto por defeito de uma empresa. Caso a empresa não tivesse nenhum imposto por defeito nem nenhuma razão de isenção, os artigos eram criados sem qualquer imposto e sem razão de isenção. 
    Este comportamento foi alterado e agora passou a ser possível definir qual o imposto que queremos que o artigo tenha através da colocação da percentagem (por exemplo 6, 13 ou 23) ou através do nome (por exemplo "IVA Normal". 

    Caso o campo não seja enviado, vai ser colocada a taxa de IVA por defeito da empresa como já acontecia até agora. 

    Caso a empresa não tenha uma taxa de IVA pré-definida ou uma razão de isenção, os artigos não são importados  com uma mensagem de erro. 

    Caso o campo seja enviado a branco, se for enviada uma razão de isenção no campo "Justificação de Isenção", vamos remover o imposto IVA e aplicar a razão de isenção

  • Impostos do tipo "outro"
    Pode ser enviado no parâmetro o valor ou o nome do imposto para ser feita a associação. 
    Sempre que um artigo for inserido com um imposto do tipo "outro", vamos ajustar as taxas de IVA do artigo para que o imposto "outro" passe a constar em primeiro lugar, e que o imposto do tipo "IVA" apareça depois como acumulado, para cumprir com as regras fiscais Portuguesas. 
    Caso o campo seja enviado vazio, vamos remover o imposto do tipo "outro" e ajustar a ordem do imposto do tipo de IVA. 

  • Justificação de Isenção de um artigo
    Deverá ser enviado o código que corresponde à razão de isenção (por exemplo "M01", "M02", etc).  
    No processo de importação, caso não seja enviado nenhum código válido, vai ser inserida a taxa de IVA por defeito da empresa. 
    No processo de atualização, vamos aplicar a justificação de isenção do artigo e remover a taxa de IVA que o artigo tinha aplicada. 
Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!