ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura

Alterações nas consultas de mesa

Módulo: POS
Tipo BugFix
Desde 12-09-2022 (Versão 1.0)
Dentro do POS Moloni é disponibilizado um sistema de gestão de mesas e pedidos. 
 
Para além de permitirmos o controlo e a gestão dos pedidos feitos, disponibilizamos também dentro deste sistema a emissão de um tipo de documento que não é possível criar através da área de cliente, as Consultas de Mesa. 
 
Algumas das peculiaridades das Consultas de Mesa são: 
  • São documentos fiscalmente válidos - São assinados e entregues à AT e como tal, devem obedecer a várias regras, como terem que manter uma numeração sequencial, não podem ser cancelados, etc. 

  • Podem-se relacionar entre si - Quando um cliente pede a conta, é emitida uma consulta de mesa, é fechada e assinada.
    Se depois o cliente pedir mais um artigo, é emitida uma nova consulta de mesa com os artigos da anterior mais o novo artigo.
    Esta última está relacionada com a consulta de mesa anterior, criando assim uma "corrente" de Consultas de Mesa. 

  • São emitidas ao cliente default do POS - Na restauração é extremamente habitual um cliente só dar o nome e número de contribuinte no momento em que vai pagar e não no momento em que pede a conta. 

  • O documento final fica relacionado com a última consulta de mesa de um pedido - Este documento pode sim ter um cliente com um contribuinte/nome associado. 
Posto isto, foram feitas algumas alterações relativamente às consultas de mesa: 
  • Relacionamentos errados - Recentemente foi aplicada uma validação na área de cliente que fazia com que os documentos só pudessem ser relacionados com documentos do mesmo cliente.
    Esta alteração fazia com que o documento final não ficasse relacionado com a última consulta de mesa se o cliente fosse diferente do cliente default do POS. 
    Este comportamento foi agora corrigido e permitimos que o documento final tenha um cliente diferente do da consulta de mesa, mantendo a relação entre estes.
     
  • Disponibilização das consultas de mesa na área de cliente - Como são documentos fiscalmente válidos, passaram a estar disponibilizados para consulta diretamente na área de cliente Moloni, acedendo ao menu "Documentos" > "Consultas de Mesa". 
Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!