ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura

Várias alterações de layout na criação e edição de um documento

Módulo: Documentos
Tipo Alteração
Desde 11-11-2021 (Versão 1.0)

Com o objetivo de melhorar a experiência de criação ou edição de um documento, foram efetuadas as seguintes alterações no layout da criação/edição de documentos: 

  • Os botões de inserir/cancelar passaram a estar disponíveis no topo e no fim da página à direita - O objetivo de ter os botões posicionados apenas em baixo era o de dar ao utilizador  uma vista completa de todo o documento antes de o fechar. No entanto, esta alteração obrigava a que o utilizador tivesse que passar várias vezes pela página toda sempre que quisesse alterar um dado no cabeçalho do documento, por exemplo. Agora, um utilizador Moloni que tenha um documento todo pronto e queira apenas alterar a série do documento, não tenha que voltar até ao topo da página para alterar a série e ir novamente até ao fundo da página para fechar o documento. 

  • A secção dos dados financeiros e dos documentos relacionados passaram a estar novamente antes da secção dos artigos - A ideia original era que as secções semelhantes estivessem mais próximas, por exemplo, a secção dos dados financeiros e a secção dos documentos relacionados, sendo secções opcionais que por defeito aparecem ocultadas se não tiverem dados, passavam a estar juntas às restantes secções opcionais como a criação de referências multibanco e as observações. No entanto apesar destas secções não serem obrigatórias, elas tinham uma importância acrescida na criação de um documento e como tal, passaram a ter mais prioridade, aparecendo mesmo antes da secção dos artigos.

  • Os dados do cliente atual no documento passaram a estar dispostos lado a lado - A visualização dos dados do cliente tinha sido já melhorada com a alteração anterior. No entanto, a secção passou a ocupar mais espaço no monitor dos utilizadores. Com esta nova alteração, os dados passaram a estar dispostos lado a lado, reduzindo assim o espaço que esta secção ocupava e dando mais espaço para outras secções igualmente importantes. 

  • Todos os botões de criação (artigos, clientes e viaturas) passaram a ter uma cor primária - No seguimento de algumas alterações que temos vindo a efetuar pelo Moloni, de forma a uniformizar todos os botões, alterámos as cores dos botões de inserção para uma cor primária.

  • Os botões de criação de artigos e clientes passaram a estar junto ao campo da pesquisa - Esta alteração permitiu-nos ganhar mais algum espaço que estava a ser usado com espaçamentos para que o conteúdo das respectivas secções tenha mais espaço em vez do título das secções.

  • Aumentada a largura do resumo e extras dos artigos - Em certos monitores com baixas resoluções o bloco do resumo aparecia com uma largura baixa, tornando difícil a leitura do resumo de um artigo. Com esta alteração, a largura do resumo de um artigo e dos respetivos extras foi aumentada para seja bem visível e fácil de usar em todas as resoluções.

  • Passou a existir uma checkbox nas opções dos artigos para selecionar todos os artigos - Sempre que um utilizador queria aplicar opções em massa a todos os artigos, podia usar a ferramenta das "opções dos artigos", no entanto, as opções só eram aplicadas aos artigos que já estivessem selecionados. Se um utilizador se tivesse esquecido de selecionar as opções de artigos, era necessário voltar para o topo dos artigos, selecionar todos os artigos e depois voltar para as opções de artigos. Agora, passou a estar disponível diretamente uma opção nas opões dos artigos para selecionar todos os artigos sem sair da secção.

  • Alterado o ícone de usar um scanner de EAN para que seja um botão - Esta alteração foi feita para que os utilizadores tenham uma melhor percepção de quando é que a pesquisa por EAN está ativa, sendo que o botão aparece por defeito sem qualquer preenchimento, e quando está ativo fica preenchido com uma cor de botão "secundário". 

  • O aspecto da apresentação do câmbio e da criação de referências multibanco no documento foi alterado - Esta alteração foi feita para que estas secções fossem mais perceptíveis e ocupassem menos espaço no layout de criação/edição de um documento.

  • Os dados de transporte passaram a estar dispostos em 3 secções "lado a lado" - Os dados de transporte ocupavam já muito espaço no layout de criação/edição de um documento e para melhorarmos, as três secções de transporte (Método de transporte, Local de carga e Local de descarga), passaram a estar dispostas lado a lado. Consoante as dimensões do monitor do utilizador, as secções vão-se adaptando ao espaço existente.
Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!