ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura

Desconto por Rappel em Notas de Crédito e Notas de Débito

Módulo: Documents
Tipo Novidade
Desde 21-05-2020 (Versão 1)

Com as alterações que entraram em vigor na API no dia 12 de maio de 2020, os documentos do tipo "Notas de Crédito" e "Notas de Débito", passaram a requerer que fosse preenchido o parâmetro associated_documents, de forma a estarem relacionados com outros documentos (por exemplo uma Nota de Crédito associada a uma Fatura).

Esta alteração foi feita por imposição da Autoridade Tributária de forma a que não seja possível emitir documentos de correcção sem documentos associados.

No entanto, existe um caso especial (Rappel) em que podem ser emitidas Notas de Crédito e Notas de Débito SEM documentos associados.

O Rappel trata-se de um "prémio" ou "desconto" na forma de crédito atribuído por exemplo a um cliente quando ele chega a determinados objectivos.

Para estes casos, de forma a que seja possível emitir documentos de correcção, irá passar a existir um novo parâmetro que poderá ser enviado no pedido de inserção do documento, chamado de "rappel".

O parâmetro rappel é um object que deverá ter as seguintes propriedades:

  • date_start - Obrigatório - Data no formato YYYY-MM-DD em que o Rappel começa
  • date_end - Obrigatório - Data no formato YYYY-MM-DD em que o Rappel acaba
  • notes - Opcional - Observações que poderão ser colocadas

Portanto para emitir um documento de correcção (como por exemplo uma Nota de Crédito) sem documentos associados, basta que envie o parâmetro conforme descrito em cima para que o documento seja inserido correctamente.

Esta alteração irá entrar em vigor no dia 21 de maio de 2020 e não vai interferir com nenhum procedimento actual, sendo apenas uma feature e não uma breaking change.

Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!