Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Movimentos de Venda - Guias Globais

Criar documentos a partir da Guia Global

Sempre que fizer a entrega de bens que constem de uma Guia Global, deve emitir um documento com referência a esses artigos.
Essa operação, para além de dar baixa dos artigos na Guia Global, faz com que os 2 documentos fiquem conciliados ou ligados: o novo documento e a Guia Global que lhe deu origem.
Esta conciliação é obrigatória por lei. 

O novo documento pode ser, por exemplo, uma Fatura, uma Ficha de Serviço ou mesmo uma nova Guia de Remessa ou Guia de Transporte, sendo que desta vez, deve conter um cliente.

Os passos seguintes explicam-lhe como este processo:

1. Este novo documento é gerado a partir de uma Guia Global. Aceda ao menu Documentos e selecione Guias Globais.

Mediante a opção que escolheu quando criou a Guia Global, esta também pode ser encontrada no no menu Guias de Remessa ou no menu Guias de Transporte.

2. Na coluna Ações, clique no ícone Converter.

3. Selecione o documento pretendido.

4. Preencha os dados e selecione um cliente. Clique em Guardar e Finalizar Documento.

5. Caso não utilize este processo de conversão, pode optar pela Conciliação Manual. Para isso basta criar o documento que pretende e procurar depois a Guia Global nos Documentos Relacionados. Para saber mais sobre este processo, consulte este Guia.

6. Pode conciliar várias Guias Globais num só documento.
Contudo, se o novo documento for uma Guia de Remessa ou Guia de Transporte, só pode adicionar artigos que fazem parte das Guias Globais do mesmo tipo, não sendo possível adicionar artigos de outros documentos que não constem nas Guias Globais conciliadas.

Nota Importante
Desta forma, se numa conciliação entre uma ou várias Guias Globais e uma Guia de Remessa ou Guia de Transporte, adicionar novos artigos ou artigos de outros documentos, os mesmos não vão ser aceites pela AT no documento final. 

Este novo documento deve ser comunicado até ao 5.º dia útil seguinte, independentemente de ser comunicado também até ao dia 25, no ficheiro SAF-T PT. E, tal como a Guia Global, é obrigatória a sua impressão.

Desta forma, se no Moloni tiver ativada a comunicação dos documentos à AT com diferimento de dias, como é explicado neste Guia, deve alterar esta opção para um máximo de 5 dias, de modo a que estes documentos sejam comunicados dentro do prazo obrigatório.

7. No menu das Guias Globais, pode ver se a Guia Global foi conciliada, através da coluna Conciliado.

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!