Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Consultas - Margens de Lucro

Saiba como é calculado o preço de custo nas margens de lucro

Descubra como calculamos o preço de custo do artigo nas margens de lucro do Moloni.

O cálculo do preço de custo das margens de lucro difere consoante diversos fatores.

Existem três contextos diferentes para os quais o cálculo do preço de custo apresentado na listagem altera e, consequentemente, também o lucro, tanto em valor como em percentagem:

Situação A
Dentro do período temporal selecionado para a listagem não existem documentos de compra. Neste caso apresentamos como preço de custo o valor médio dos preços de custo dos fornecedores inseridos para o artigo em questão. Esta situação implica que qualquer alteração de um ou mais preços de custo de fornecedor para o artigo, antes ou depois de serem emitidos documentos de venda, tenha impacto nos valores das margens apresentados.

Situação B
Dentro do período temporal selecionado para a listagem existem documentos de compra e a quantidade de vendas do artigo em questão é igual, ou inferior, à quantidade de compras efetuadas para o mesmo. Neste contexto o valor do preço de custo apresentado é a média entre os valores dos documentos de compra emitidos naquele período e a quantidade de compras efetuada. Não são considerados os preços de custo de fornecedores para o artigo, ou alterações aos mesmos.

Situação C
Dentro do período temporal selecionado para a listagem existem documentos de compra e a quantidade de vendas do artigo em questão é superior à quantidade de compras efetuadas para o mesmo. Neste caso, para o preço de custo do artigo verificamos os valores dos documentos de compra e fazemos a soma dos valores dos mesmos. A esse valor somamos a média dos preços de custo de fornecedores para o artigo, tantas vezes quantas a diferença entre a quantidade de vendas e a quantidade de compras. Posteriormente o valor resultante é dividido pela quantidade de vendas. Aqui são sempre considerados os preços de custo de fornecedores para o artigo, ou alterações aos mesmos.

Mais informações sobre as margens de lucro:

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!