update

Disponível na versão: 1.0+

Actualiza um recibo.

Não é possível actualizar um recibo que já se econtre no estado fechado.

Caso a empresa só tenha um CAE e o eac_id não for enviado, ou o que tenha sido enviado seja inválido, o eac_id será automaticamente preenchido com o único CAE existente. Caso a empresa tenha mais do que um CAE, este será mantido em branco.

Todos os campos *_id apenas aceitam valores válidos. Esses valores podem ser consultados nos respectivos endpoints da API. No caso dos associated_id dos elementos do conjunto associated_documents, têm de pertencer a documentos cujo tipo possa ser associado com recibos, isto é, faturas, notas de crédito e faturas de saldos migrados. Podem também ser associadas notas de crédito, onde o valor será usado como crédito no recibo, a abater no valor dos restantes documentos associados.

O campo status aceita os valores 0 (por defeito, caso não seja preenchido) e 1, que correspondem, respectivamente, aos estados de rascunho e fechado. Ao inserir um recibo com o estado fechado, os documentos associados, caso existam, serão conciliados com os valores definidos.

Se a empresa tiver aderido ao regime de IVA de caixa, só podem ser usados document_set_id de séries criadas para esse regime. Será emitido um erro caso seja escolhida outra série.

Para criar documentos noutras moedas, os campos exchange_currency_id e exchange_rate devem ser preenchidos. O campo exchange_currency_id deverá ser preenchido com um id de moeda válido, que pode consultar no endpoint currencies/getAll. O campo exchange_rate deverá ser preenchido com o valor monetário apropriado. Pode consultar as tabelas de conversão que actualizamos todos os dias, no endpoint currencyExchange/getAll.

O parâmetro payments deverá ser preenchido com os detalhes do pagamento. Caso não seja enviado, será adicionado um pagamento automático no valor total do documento, usando como método de pagamento o que estiver pré-definido para o cliente ou para a empresa. Caso não tenha nenhum método de pagamento pré-definido, será usado o primeiro método de pagamento criado.

Pedido

https://api.moloni.pt/v1/receipts/update/?access_token=[current_access_token]

Parâmetros
company_id int

Obrigatório

document_id int

Obrigatório

date date

Obrigatório

document_set_id int

Obrigatório

customer_id int

Obrigatório

alternate_address_id int
net_value float

Obrigatório

associated_documents array
associated_id int

Obrigatório

value float

Obrigatório

related_documents_notes string
payments array

Obrigatório

payment_method_id int

Obrigatório

date date

Obrigatório

value float

Obrigatório

notes string
exchange_currency_id int
exchange_rate float
notes string
status int
Nota
- O parâmetro qty tem como default 50 e o offset 0, sendo que o máximo qty é 50;
- Campos de preenchimento facultativo, significa que podem ser uma string vazia ou zero, dependendo do respectivo tipo.
Resposta
{
	valid: 1
}
Lista de erros possíveis
Sempre que existir um erro no preenchimento dos campos, será devolvido via JSON o objeto com os erros indexado pela ordem dos campos.
As mensagens de erro, são devolvidas sob a forma de códigos, e para perceber quais os erros disponíveis e como interpretar as mensagens recebidas, consulte esta ligação.

© 2024 Moloni

Software de faturação online

Certificado pela Autoridade Tributária N.º 2860