ChangeLog do Moloni

Cálculo dos valores totais dos documentos

Módulo: Documentos
Tipo Novidade
Desde 30-09-2021 (Versão 1.0)

Para um maior rigor dos valores apresentados, o Moloni alterou a forma como calcula os valores totais dos documentos. 

Esta alteração garante que o somatório dos totais das linhas com descontos e impostos aplicados (arredondados a duas casas decimais) corresponde, efetivamente, ao total do documento. O cálculo do valor dos impostos é efetuado e arredondado linha a linha.

Sempre que editar, ou duplicar, ou converter, documentos criados antes desta alteração, poderá ver uma mensagem de alerta a informar que alguns valores poderão estar ligeiramente diferentes. Alertamos para o facto do imposto aplicado ao somatório do valor de incidência nem sempre corresponder com o somatório do valor de impostos apurado para o total do documento, uma vez que agora este valor é apurado linha a linha.

A forma como o número de casas decimais, definido nas configurações da empresa, está a ser utilizado sofreu também alterações, bem como a secção onde o mesmo se encontra apresentado. Este campo é encontrado agora em Configurações > Empresa > Documentos > 2. Criação/edição > 2.7. Qtd. de casas decimais. Esta configuração é respeitada na apresentação do preço unitário do artigo no detalhe do documento, no ficheiro PDF exportado e no campo do preço unitário com IVA das ferramentas de cálculo do preço unitário (ficha do artigo e linhas do documento). Para que esta definição seja respeitada, tanto no detalhe como no PDF do documento, a opção Configurações > Empresa > Documentos > 3.3. Artigos > 3.3.1. Preço unitário na linha dos artigos nos documentos com impostos deverá estar inativa.

A apresentação do valor total das linhas do documento com impostos passou a estar de acordo com a configuração definida pelo utilizador na conta Moloni e é respeitada tanto na criação/edição do documento como também no detalhe e na exportação para PDF do mesmo. Encontra agora esta opção em Configurações > Empresa > Documentos > 2. Criação/edição > 2.8. Linha dos artigos nos documentos com impostos. Se a opção não estiver ativa é apresentada a designação Total s/ imp., caso contrário a coluna é designada por Total líquido. Esta opção encontra-se ativa, por defeito, nas novas contas Moloni registadas.

Por fim, esta nova forma de cálculo também se reflete em outros canais do Moloni relacionados com documentos, mais especificamente na exportação SAF-T PT – cujos valores são também calculados respeitando o método de cálculo do documento – e nos Mapas de IVA.

Ligações de Interesse

Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/blog/novidades/alteracoes-nos-documentos-do-moloni

Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!