ChangeLog do Moloni

Apresentação da base tributável isenta de IVA no código QR de documentos sem IVA

Módulo: Documentos
Tipo Alteração
Desde 10-08-2021 (Versão 1.0)

O Código QR, também conhecido como QR Code, corresponde a um código de barras bidimensional capaz de ser identificado pelas câmaras dos telemóveis. 

Conforme a Portaria n.º 195/2020 de 13 de Agosto, a partir de Janeiro de 2021 todos os documentos com relevância fiscal passariam a incluir um Código QR. Entretanto, segundo o artigo 404º da Lei n.º 75-B/2020 de 31 de dezembro, fica suspensa a obrigatoriedade do Código QR nos documentos sendo o seu uso facultativo durante o ano de 2021. Desta forma, a sua impressão passará a ser obrigatória só em 2022.

O Moloni já permite a impressão de QR code nos documentos e talões obtidos na sua conta, desde 10-11-2020. Até 1 de Janeiro de 2022 tem a opção de não apresentar o QR code nos documentos e talões, opção atualmente selecionada por defeito na conta. A partir dessa data essa opção deixa de ser possível e o código é apresentado, de forma obrigatória. 

Para definir a posição do código QR no documento basta aceder a Configurações > Empresa > Documentos > 3. Exportação PDF > 3.1.8. Posição do QR code no documento em PDF e selecionar uma das três possibilidades de impressão.

Foi efetuada uma alteração no conteúdo do QR code exportado pelo Moloni. Mesmo em documentos sem qualquer imposto do tipo IVA aplicado, é sempre exportado o campo I2 com o valor referente à base tributável isenta de IVA, definido na especificação técnica da Portaria n.º 195/2020 que pode consultar aqui

Ligações de Interesse

Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/como-configurar-o-codigo-qr-nos-meus-documentos

Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!