ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura

Movimentos de stock com dados incoerentes após conciliação de documentos com Nota de Devolução de Cliente

Módulo: Stocks
Tipo BugFix
Desde 19-03-2018 (Versão 1.0)

Conciliar documentos é uma parte importante e fundamental no Moloni e na gestão dos seus documentos de contabilidade. A conciliação entre dois ou mais documentos permite criar uma ligação entre eles, saber a sua origem ou a que documentos estão ligados. Desta forma poderá estabelecer relações entre diferentes documentos e controlar os processos de faturação ou encomendas da sua empresa. Este processo pode ser realizado de forma automática ou manual. A conciliação automática gera, conforme o nome indica, automaticamente um novo documento a partir de outro entretanto criado, através de uma ação presente na listagem de documentos (pode saber mais na FAQ). A conciliação manual é realizada pelo próprio utilizador e torna-se útil quando se pretende relacionar vários documentos, ou quando não existe o documento de destino pretendido através da conciliação automática. Será o utilizador a criar o próprio documento, através do procedimento normal, e depois a escolher os documentos que pretende relacionar (pode saber mais nesta FAQ).

A emissão de documentos irá desencadear um conjunto de ações, nomeadamente ao nível dos stocks dos seus artigos. O Moloni disponibiliza um módulo que o ajuda a ter controlo absoluto sobre os seus artigos permitindo organizar, filtrar e exportar as listagens de stocks dos seus artigos. Os stocks dos artigos são compostos por movimentos de stock que podem ser de entrada ou saída. Esses movimentos podem ser oriundos de inserção manual ou através da criação de documentos na sua conta. Para administrar os movimentos de stock dos seus artigos deverá aceder ao painel de controlo dos stocks, disponível no menu 'Tabelas', opção 'Controlo de Stocks'. Sempre que um artigo tenha o campo 'Tem Stock' ativado e seja gerado um documento na sua conta é também lançado um movimento de stock. Por defeito, os documentos que geram movimentos de saída de stock são as Faturas, Faturas Simplificadas, Faturas/Recibo e Notas de Crédito de Fornecedor. Os documentos que geram movimentos entrada de stock são as Notas de Crédito, Faturas de Fornecedor, Faturas Simplificadas de Fornecedor e Notas de Débito de Fornecedores. No entanto, para além destes, existem documentos do Moloni para os quais pode escolher se os movimentos de stock associados aos artigos ficam ou não registados. Para isso, poderá ativar ou desativar uma opção nas configurações da empresa, sendo que esta funcionalidade é possível para os Documentos de Transporte, Notas de Encomenda, Fichas de Serviço e Documentos Internos (para saber mais sobre este processo consulte a FAQ).

Foi identificado um comportamento indesejável associado a estes processos. Sempre que um documento era conciliado com uma nota de devolução de cliente, de forma automática ou manual, eram gerados movimentos de stock inconformes com a situação. A nota de devolução de cliente sendo um documento de entrada de stock nem sempre se comportava dessa forma. Todos os processos foram revistos e a situação encontra-se corrigida.

Ligações de Interesse

Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/index.php?action=getFaqDetail&id=162

Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
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