Blog do Moloni

Portugal - Destino… de Investimentos

Atualizado a

Como escolher um sítio para investir? Quais os fatores ponderar? Será Portugal um ambiente propício para atrair investimento? Confira as respostas.

Depois da crise da Zona Euro, Portugal acabou com a sua travessia do deserto.

Desde então - 2016 - conseguiu construir um ambiente propício ao desenvolvimento económico assente num conjunto de premissas são reconhecidos pela comunidade internacional que classifica Portugal como um país capaz de atrair investimento estrangeiro

Ambiente propício para fazer negócios, prémios turísticos internacionais, segurança, educação, esperança média de vida superior à média da OCDE são algumas das variáveis avaliadas internacionalmente e que, em conjugação, classificam Portugal como um destino a recomendar (a Forbes francesa fê-lo) para a realização de investimento.

Depois há os impostos.
Para o investidor ou homem de negócios atual, que valoriza a qualidade de vida a par do ambiente económico, o regime fiscal para indivíduos é muito atrativo, ultrapassando regimes de outros países.

O baixo fardo fiscal aplicado melhora do pelo regime para residentes não habituais, a remessa de fundos sem custos, os vistos Gold que possibilitam a liberdade de movimentos dentro do espaço Schengen. A par de todas estas vantagens, as abordagens multiculturais, a hospitalidade e a relação próxima com todos os países de língua oficial portuguesa, tornam o nosso país num destino muito atrativo.

Assim, podem ser enunciadas as seguintes vantagens fiscais:

  • Isenção de taxação sobre dividentos e outros rendimentos de investimentos ao abrigo do regimento de habitação não permanente;
  • Sim impostos de herança, doação ou fortuna.

Para o investidor que ainda queira desenvolver uma atividade empreendedora e/ou empresarial, Portugal dispõe de todas as infraestruturas de apoio ao empreendedorismo: incubadoras, programas de aceleração e apoio institucional.

Acresce ainda que se mantêm numerosos encontros e conferências regulares, o que permite a expansão e crescimento sustentável dos ecossistemas tecnológico e de apoio à inovação.

Por fim têm que ser registados um conjunto de aspetos, aos quais não poderão ser atribuídos valores concretos mas que fazem toda a diferença na hora decidir a mudança de residência:

  • Portugal é um paraíso turístico - Entre os vários prémios que distinguem o nosso país. Destacam-se os prémios associados à prática do Golfe, aos destinos de luxo e praia, etc..
  • Educação - As Business Schools portuguesas assumem papéis cada vez mais preponderantes no panorama mundial
  • Segurança - Portugal é um país seguro tendo até melhorado a posição no ranking internacional.
  • Esperança média de Vida - Relatório da OCDE coloca Portugal em 16º lugar na esperança média de vida à nascença, acima do Reino Unido e da média da UE.
Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!