Blog do Moloni

Pontualidade - Muito mais do que cumprir horários!

Atualizado a

Ser pontual pode ser desafiante. E mudar os comportamentos pode também não ser fácil. Encontre aqui algumas pistas que o poderão ajudar no processo.

No mundo das relações laborais, e das relações pessoais, a pontualidade é um assunto que muitas vezes começa conversas e nos faz tecer as primeiras considerações sobre uma pessoa.

De facto ser pontual revela muito mais do que saber ler relógios, revela a forma como encaramos as responsabilidades, como gerimos ou controlamos o nosso tempo, como nos posicionamos face aos compromissos, com enquadramos a nossa participação face aos resultados gerais a atingir e face aos colegas de trabalho.

E depois há as consequências. Segundo um estudo referido na revista Time, as pessoas regularmente atrasadas tendem a procrastinar mais e a ter questões com o auto controlo muito parecidas com as que estão na base de comportamentos aditivos.

Em questão está também a perda de confiança por parte de superiores e pode, muitas vezes ser um comportamento que se espalha a outros colegas de trabalho.

Como resolver o problema da falta de pontualidade?

A transformação do atraso crónico ao perfeitamente pontual é uma tarefa enorme, pelo que a definição pequenos passos que sejam facilmente atingíveis é uma tarefa primordial para o sucesso.

Por outro lado, a definição de critérios de urgência e importância para as ações a desempenhar e qual o tempo que cada tarefa toma para a sua execução.

Se a pontualidade o desafia, veja aqui alguns truques que o podem ajudar a dar a volta e a resolver o problema de vez:

  • Ajuste o despertador - Dê margem de tempo para as ações que tiver de realizar de manhã ainda antes de começar a sua jornada de trabalho. Coloque também o despertador longe da sua cama para que seja forçado a sair da cama sempre que ele toca;
  • Reaprenda a avaliar o tempo - Durante um período de tempo (uma ou duas semanas) faça uma lista de todas as tarefas que tem de desempenhar e quanto tempo cada uma delas lhe irá ocupar. Depois ao desempenhá-las - mesmo as mais básicas - tome nota dos tempos efetivos e compare-os com os da sua estimativa. Os intervalos de tempo vão-se ajustando ao longo do tempo…;
  • Planeie sempre o dia seguinte até ao pormenor que lhe seja possível - E nunca planeie com as horas exatas. Deixe sempre algum espaço para imprevistos ou contingências que estejam fora do seu controlo como o volume de trânsito, acidentes e outros imponderáveis;
  • Não se incomode com as esperas - Caso chegue a um compromisso antes do previsto, planeie ter algo que fazer até à hora exata em que o acontecimento tenha lugar, como ler uma revista, consultar o email ou as redes sociais;
  • Tente melhorar o seu descanso - A qualidade dos seus dias e o ânimo com que aborda cada tarefa depende grandemente da qualidade do descanso. Assim deverá reorganizar as suas rotinas noturnas para que o descanso lhe potencie um dia cheio de qualidade.
Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!